Topo

Estudo aponta Filipe Luis como melhor lateral do mundo

Filipe Luis é apontado como melhor lateral do mundo em estudo - Desiree Martin/AFP Photo
Filipe Luis é apontado como melhor lateral do mundo em estudo Imagem: Desiree Martin/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 12h39

O lateral esquerdo Filipe Luis é o melhor do mundo em sua posição. Pelo menos foi isso que um estudo realizado pelo Observatório do Futebol da Univerrsidade de Neuchâtel, da Suíça, apontou após analisar diversos aspectos de jogo do lateral brasileiro em comparação a outros atletas.

O estudo busca apontar quem são os dez melhores jogadores do mundo em suas respectivas posições. Para chegar a um veredito, são analisados aspectos técnicos do esporte: disciplina tática, recuperação, distribuição de bola, desarmes, criatividade e finalizações. Cada um destes aspectos recebe mais importância de acordo com a função do atleta em campo.

Entre os laterais, Filipe Luis ficou à frente de Philipp Lahm, Dani Alves, Ricardo Pereira e Marcelo. O atleta é o único dentre os que jogam no futebol espanhol a ocupar o posto máximo das listas elaboradas pela entidade.

Já entre os zagueiros, o líder do ranking é o alemão Mats Hummels, que foi contratado nesta terça-feira (10) pelo Bayern de Munique. Thiago Silva ocupa a segunda colocação, enquanto David Luiz está em oitavo.

Ainda segundo o estudo, o goleiro alemão Manuel Neuer foi apontado como o melhor da posição na atualidade. Oblak, do Atlético de Madri, ocupa a segunda colocação, seguido pelo ídolo da Juventus e da seleção italiana, Gianluigi Buffon.

Outro atleta do Bayern de Munique a liderar uma das listas feitas pelo Observatório é Arturo Vidal. O chileno foi apontado como melhor meio-campista defensivo. Xabi Alonso, seu companheiro de equipe, ficou na segunda colocação. Lucas Biglia, atleta da Lazio e presença constante na seleção argentina, encerrou o top 3.

Nos meio-campistas box-to-box (expressão inglesa usada para meio-campistas que percorrem o campo inteiro, com obrigações defensivas e ofensivas), uma surpresa na primeira colocação: Moussa Dembélé, do Tottenham, desbancou nomes como Matuidi, Gundogan, Pogba, Toni  Kroos e Iniesta.

O estudo ainda não divulgou os resultados das medições feitas para meio-campistas ofensivos e atacantes.