Topo

West Ham bane para sempre hooligans que atacaram ônibus do Manchester

Glyn Kirk/AFP
Imagem: Glyn Kirk/AFP

Martyn Herman

11/05/2016 12h27

Os torcedores que azedaram a festa de despedida do campo do West Ham United atacando o ônibus da equipe do Manchester United com garrafas receberão expulsões vitalícias dos estádios, disse a vice-presidente do conselho do clube, Karren Brady, nesta quarta-feira.

O que deveria ter sido o clímax memorável dos 112 anos do estádio Boleyn Ground virou um pesadelo antes mesmo do início da partida de terça-feira, e as contracapas dos jornais foram dominadas por fotos do ônibus do Man United com várias janelas estilhaçadas.

Vídeos feitos por jogadores do Manchester United dentro do veículo viralizaram nas redes sociais, e imagens da violência transmitidas pela televisão rodaram o mundo.

Falando ao canal Sky Sports na terça-feira, o vice-presidente do conselho do West Ham, David Sullivan, inicialmente não pareceu ciente da seriedade dos incidentes e culpou o Manchester United por provocar um atraso de 45 minutos na partida, a última disputada no Boleyn. Karren, porém, agiu rapidamente para reparar o dano causado pelos comentários infelizes de Sullivan.

"Eu, o conselho e todos do West Ham United condenamos totalmente o comportamento inaceitável que vimos do lado de fora do estádio na noite passada", afirmou ela em um comunicado no Twitter. "O West Ham é um clube de família e a grande maioria dos torcedores compareceu ao jogo final de terça-feira para dizer adeus ao estádio Boleyn respeitosamente".

Um policial e um torcedor sofreram ferimentos leves. Não houve prisões.

A Associação de Futebol da Inglaterra também anunciou que irá iniciar uma investigação total, incluindo um incidente em que objetos foram lançados contra o goleiro David de Gea, do Manchester, durante a partida.