Topo

Técnico argentino vai sugerir à Fifa reduzir times para 10 jogadores

Fernando Vergara/AP
Imagem: Fernando Vergara/AP

Do UOL, em São Paulo

11/05/2016 17h17

Já imaginou o futebol disputado por duas equipes de 10 jogadores, incluindo o goleiro? Pois é esta sugestão de mudança de regra que o técnico argentino Ricardo La Volpe planeja enviar à Fifa.

Em entrevista ao jornal Olé, o treinador explicou que a redução de um jogador em campo, em sua avaliação, aumentaria o espetáculo nas partidas do esporte.

“Os sistemas de jogo mudam. O 4-3-3 dos anos 80 não tem nada a ver com o atual. Os pontas voltavam no máximo até a metade do campo e hoje eles correm todo o campo. O físico superou o técnico. A diferença principal é que hoje tem que fazer o mesmo que se fazia antes em menos tempo. Tem que existir mais espaços. Por isso vou mandar uma carta para a Fifa pedindo que se jogue com 10”, afirmou.

Radicado no México, Volpe dirigiu a seleção do país na Copa de 2006 e atualmente trabalha no Chiapas. Quando goleiro, ele fez parte da seleção argentina campeã do Mundial de 1978. Em sua opinião, uma vivência mais do que suficiente para embasar sua sugestão.  

“Por que não posso (sugerir)? Joguei e treinei em Mundiais, fui campeão, estudei o futebol. Não podemos aumentar os campos por causa de custos. O mesmo em relação às traves. Então deixemos como está e vamos tirar um jogador. Esta mudança não permitirá que as equipes se fechem em campo e assim recuperamos o espetáculo”, disse.