Topo

Lateral do Inter volta como garçom após jogada com Bolaños: "Falaram muito"

William foi suspenso por lance com Miller Bolaños e voltou na final. Com duas assistências - Jeremias Wernek/UOL
William foi suspenso por lance com Miller Bolaños e voltou na final. Com duas assistências Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2016 06h00

William voltou a jogar, após gancho de cinco jogos, sendo decisivo. As duas assistências na final do Gauchão transformaram o lateral direito em garçom mais efetivo do Beira-Rio. O retorno ao time do Internacional, o título estadual e o desempenho são encarados como uma resposta para as críticas recebidas após lance com Miller Bolaños, no Gre-Nal de fevereiro.

A jogada com Bolaños rendeu. Criticado pelos dirigentes do Grêmio, foi suspenso pelo TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) e cobrado por torcedores. Na internet e nas ruas. Assistiu de casa o time crescer e os advogados travarem um clássico nos tribunais.

“Foi uma conquista mais emocionante por tudo que aconteceu, tudo que falaram de mim nesse tempo que fiquei fora. Jogar a final foi muito importante, é como dar a volta por cima em tudo aquilo”, conta William ao UOL Esporte.

No período suspenso, o camisa dois mudou a rotina. Passou a ler jornais, sites e consumir mais do jornalismo esportivo. Evitou as redes sociais para escapar de conflitos e elevou a carga de treinos.

“Eu fiquei de fora e acompanhei mais os jornais, tudo que a imprensa falava. Vi como nosso time foi menosprezado. Muitos jornais e programas de TV falaram isso. Sempre disseram que o Inter jogava mal, que era pior que os outros. Esse título é importante para eles verem que temos um grupo com espírito, qualidade”, afirma.

O Internacional de 2016 tem em William e Artur armas poderosas. Com um estilo de jogo que prioriza os flancos, o Colorado se sustentou no início da temporada e chegou ao título do Campeonato Gaúcho. A adaptação veio com uma receita simples.

“Fora de campo o grupo é muito unido, a gente se ajuda por se conhecer. Nos treinos a gente conversa muito, troca ideia sobre onde botar a bola. Onde eles vão entrar na área, onde vão ficar. Já estamos juntos há um tempo e isso facilita”, explica.

De acordo com o site Footstats, William acumula 26 assistências para finalizações na temporada. E mais quatro assistências para gols. O índice empolga e gera até brincadeira.

“Vou pedir metade do bicho do Sasha e do Paulão também, né? (risos).”