Na história. Fred é o maior artilheiro do Flu contando só jogos oficiais

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reprodução/Flickr Fluminense

Na lista geral de artilheiros do Fluminense Fred é 'apenas' o terceiro com 170 gols, atrás de Orlando Pingo de Ouro (184) e Waldo (319). O que pouca gente sabe é que a maioria dos gols feitos pelo primeiro da lista, na verdade, foi marcado em amistosos. Isso, evidentemente, interfere no ranking. Tanto que se levar em consideração apenas os jogos oficiais do Tricolor é o atual camisa 9 e capitão da equipe quem assume a liderança.

Segundo o historiador Carlos Santoro, da Flu-Memória, departamento formado por historiadores do clube, nenhum outro jogador balançou mais as redes de adversários vestindo a camisa do Fluminense do que Fred. São 170 gols contra 158 de Waldo e 140 de Hércules, que fecha o top 3.

Para Santoro, o fato de Waldo 'perder' 161 gols tem uma explicação. "Evidentemente isso está muito ligado com a característica de cada época. Hoje o futebol praticamente não permite mais amistosos. O calendário já é muito cheio. Isso não ocorria quando o Waldo jogava, por exemplo", disse Carlos Santoro, ao UOL Esporte.

"Flu excursionava muito antigamente. Fazia 15 jogos de uma vez só. Viajava em janeiro na América do Sul e depois ia para o verão da Europa. E mais da metade dos gols do Waldo foi feito dessa maneira. Em amistosos pelo mundo. Fred, por outro lado, não tem gol em amistoso. Todos são em competições oficiais: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Sul-Americana", completou o historiador.

O atacante, anteriormente, se mostrou empolgado com a trajetória entre os maiores artilheiros da história do Fluminense. Ele tem como meta se tornar o segundo maior artilheiro geral, ultrapassando Pingo de Ouro – faltam 14 para que isso ocorra.

Veja o top 10 histórico do Fluminense, considerando apenas os gols em jogos oficiais:

1) Fred - 170
2) Waldo - 158
3) Hércules - 140
4) Orlando e Welfare - 133
6) Russo - 112
7) Magno Alves - 109
8) Ézio - 106
9) Telê - 103
10) Preguinho - 99

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos