Topo

Grêmio freia negócio com Wallace e se aproxima de peruano para zaga

Zambrano (esquerda) pode ser anunciado para reforçar a defesa do Grêmio - Juan Mabromata/AFP
Zambrano (esquerda) pode ser anunciado para reforçar a defesa do Grêmio Imagem: Juan Mabromata/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/05/2016 13h23

"Ele é um zagueiro diferente dos demais", assim o presidente Romildo Bolzan Júnior avaliou o peruano Carlos Augusto Zambrano, de 26 anos. O defensor, que já foi oferecido ao São Paulo, pode ser anunciado pelo Grêmio nos próximos dias. O Tricolor só estuda a necessidade de esperar a abertura da janela de transferências internacionais para firmar negócio. Tudo porque a negociação com o Flamengo por Wallace acabou freando. 

O Fla pediu Pedro Geromel para liberar o jogador. A direção do rubro-negro se irritou porque o Grêmio havia conversado direto com o atleta, que pediu liberação da estreia no Campeonato Brasileiro. Um acerto por empréstimo, que era analisado anteriormente, agora parece distante e o que era dado como acertado não será tão simples de acontecer. 

Percebendo isso, o nome de Zambrano, que já havia estado em pauta há duas semanas, voltou à mesa da direção. Percebendo que é possível 'aguentar' o início do Brasileirão com a defesa atual - depois do bom desempenho contra o Corinthians na estreia - o Grêmio vê nele o defensor ideal para atuar ao lado de Pedro Geromel.

"É um zagueiro diferente dos demais. Experiente, rodado, de seleção. É do Frankfurt (Eintracht), da Alemanha. É um dos nomes analisados mas ainda não temos nada certo", disse o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior ao UOL Esporte. 

O Tricolor já sabe quais movimentos precisará fazer para contar com o jogador e analisa tais investidas dentro do seu poder de investimento. Além do Eintracht, Zambrano passou por Shalke 04 e St. Pauli. Sua base foi feita no Cantolao, do Peru. Ele nunca atuou profissionalmente em seu país de origem. Se fechar com o Grêmio, o jogador que mede 1,85 só poderá ser inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF a partir do dia 20 de junho, e liberado para jogar só depois da 10ª rodada do Brasileirão. 

Até pensando nisso, o Grêmio quer que a CBF mude a data de abertura da janela para que jogadores vindos de fora do país possam jogar o quanto antes. 

Há, ainda, um terceiro nome em pauta. Caso não feche com Wallace e Zambrano, um novo jogador está na mira para zaga. No entanto no máximo dois serão contratados. Por outro lado, Bressan e Werley devem deixar o elenco. 

Edílson será anunciado

Já em Porto Alegre, Edílson será anunciado nesta terça-feira. O lateral direito chega do Corinthians e assina por três temporadas. A direção do Grêmio ainda analisa um lateral esquerdo, e Fábio Santos chegou à pauta. Além de um jogador para o setor ofensivo.