Topo

Classificação e desdém de colombianos esfriam contratação do Santos

Atacante Jonathan Copete, do Atlético Nacional, da Colômbia, está na mira do Santos - Matilde Campodonico/AP
Atacante Jonathan Copete, do Atlético Nacional, da Colômbia, está na mira do Santos Imagem: Matilde Campodonico/AP

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/05/2016 15h05

A classificação do Atlético Nacional, da Colômbia, para enfrentar o São Paulo na semifinal da Copa Libertadores da América, e mais o desinteresse dos dirigentes colombianos, esfriaram a contratação do atacante Jonathan Copete pelo Santos.

O clube paulista enviou à Colômbia um empresário da cidade, envolvido na maioria das negociações do presidente Modesto Roma no Santos, para fechar o negócio. No entanto, o presidente do Nacional de Medellin, Juan Carlos de la Cuesta, ignorou a presença do agente e não compareceu a reunião marcada.

Agora, o empresário santista tenta marcar um novo encontro para este final de semana. A ideia do Santos era voltar com a liberação do jogador de forma imediata, mas classificação do Atlético Nacional diante do Rosário Central trouxe pessimismo aos santistas.

Isso porque o clube colombiano pretende contar com Copete para a próxima fase da competição continental, que ocorre somente em julho, após a disputa da Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

O Santos só aguardava o "sim" do presidente do time colombiano para anunciar a contratação. O clube pagará US$ 1,5 milhão (aproximadamente R$ 5 milhões) ao Atlético Nacional pela liberação de Copete.

Entre Santos e jogador já está tudo certo. O atleta,inclusive, assinou uma carta de vínculo com o clube paulista. O documento contém uma multa a ser paga caso Copete acerte sua transferência para outro clube após a disputa da Libertadores.

A diretoria santista já acertou salários e tempo de contrato com o atacante colombiano, que ficará na Vila Belmiro por três temporadas. O clube paulista só aguarda a participação de Copete na Libertadores para anunciá-lo oficialmente como novo reforço.