Topo

Entenda como Cuca recuperou a vocação de artilheiro de Gabriel Jesus

Gabriel Jesus já marcou 11 gols nos 18 jogos disputados em 2016 - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Gabriel Jesus já marcou 11 gols nos 18 jogos disputados em 2016 Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

20/05/2016 06h00

Seis gols nos últimos seis jogos e a chance de recuperar a fama de goleador. Gabriel Jesus virou a principal peça ofensiva do Palmeiras desde a chegada de Cuca ao time e, pôde, com isso, confirmar a vocação de artilheiro mostrada na base do clube -- o atleta de 19 anos é o recordista de gols nas categorias abaixo da profissional.

Gabriel Jesus, sob o comando do treinador, tem atuado de forma diferente em relação à exercida com Marcelo Oliveira. O atacante tem liberdade para flutuar entre os zagueiros e os volantes. Naquela faixa de campo, o camisa 33 tem a possibilidade de jogar pelos dois lados e entrar na área adversária.

Foi desse jeito, por exemplo, que Gabriel Jesus deu uma assistência e marcou dois gols na estreia do Palmeiras no Brasileirão, na goleada de 4 a 0 sobre o Atlético-PR. A diferença de desempenho é nítida. Com Cuca, ele fez sete gols em dez jogos (média de 0,7). Com Marcelo, o atacante foi às redes quatro vezes em oito jogos, com média de 0,5.

Gabriel Jesus-Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Gabriel vibra ao marcar contra o Atlético-PR
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Sob o comando do antigo treinador, Gabriel Jesus era escalado no esquema 4-2-3-1, pelo lado esquerdo, sem mobilidade, com a obrigação de marcar o lateral direito adversário. A mudança ocorreu depois de Cuca implantar o 4-4-2 no Palmeiras -- dois atacantes na área e o recuo do centroavante, possibilitando a infiltração do outro atacante.

O próprio técnico palmeirense explicou a nova posição após o atacante marcar dois gols contra o Rosario Central-ARG, no empate por 3 a 3. Naquela partida, Gabriel abriu o placar ao receber sozinho na frente, como um camisa 9. Depois, marcou de cabeça após uma cobrança de falta.

"Eu analiso que um jogador como ele não pode ficar pelo lado, onde praticamente joga de costas. Então se você põe ele para flutuar entre os volantes, como eu deixo, escolhendo o lado, sempre acompanhado de uma referência, ele está aproveitando bem, se encaixando bem. É um jogador inteligente, rápido, sabe fazer gol", disse Cuca sobre o atacante, que era chamado de fenômeno na base e marcou 37 gols e 22 jogos na temporada 2014.

Gabriel perto área mesmo com mudanças táticas

Cuca tem variado entre três esquemas táticos nos últimos jogos. Na primeira partida do Brasileirão, Gabriel Jesus teve liberdade para atacar pelo lado, flutuar pelo meio e invadir a área em todas as opções do técnico.

No 4-2-3-1, atuando pela esquerda, o atacante foi responsável pela assistência do gol marcado por Róger Guedes. Como Cuca pediu, o camisa 33 recebeu com condições de avançar, invadir a área e servir o companheiro.

Gabriel Jesus 2 - Reprodução - Reprodução
Gabriel Jesus na área, depois de deslocamento da esquerda para o meio
Imagem: Reprodução

Também pelo lado esquerdo, já no 4-1-4-1, Gabriel se deslocou com facilidade para marcar o segundo gol. Primeiro, o atacante apertou a saída de bola. Depois, correu para a área para concluir praticamente na pequena área.

No fim da partida, com as entradas de Moisés, Rafael Marques e Alecsandro, o jovem atleta se aproximou ainda mais da área, já no 4-4-2. Nessa forma, ele facilitou o passe por dentro, como um legítimo camisa 9. Na cara do gol, ele não desperdiçou e fez 4 a 0 para o Palmeiras.

Gabriel Jesus - Reprodução - Reprodução
Gabriel Jesus na posição de centroavante do time: lançamento, domínio e gol
Imagem: Reprodução

Cuca, depois da goleada, fez elogios ao atleta e falou sobre a possibilidade de perdê-lo na janela de transferências. O treinador, apesar do assédio, disse que espera tê-lo no elenco até dezembro deste ano, ao fim do Brasileirão. 

"É lógico que o Gabriel Jesus vai despertar interesse. Mas ele está contente no Palmeiras. Não chegou nada para o clube, e eu conto com ele até o fim do campeonato, pelo menos", finalizou o treinador.
 
Gabriel Jesus 3 - Reprodução - Reprodução
Gabriel Jesus frente a frente com o goleiro: homem de área no 4-4-2
Imagem: Reprodução