Topo

O que a Escócia tem a ver com a final Barça x Sevilla na Copa do Rei

Torcida do Barça já usou bandeiras da Escócia em protestos, como nesse jogo de 2014 - Albert Gea/Reuters
Torcida do Barça já usou bandeiras da Escócia em protestos, como nesse jogo de 2014 Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/05/2016 10h00

A decisão da Corte de Madri de proibir bandeiras da Catalunha no estádio Vicente Calderón durante a final da Copa do Rei entre Barcelona e Sevilla, neste domingo (22), será "contra-atacada" por associações separatistas catalãs. Elas usarão bandeiras da Escócia como protesto.

Segundo o jornal espanhol AS, as organizações Assemblea.cat, Òmnium Cultural, Plataforma Pró-Seleções Esportivas Catalãs e Drets levarão cerca de 10 mil bandeiras escocesas para apoiar o Barça no Calderón.

O motivo da escolha, segundo o jornal, é "evidenciar a diferença de tratamento que o Reino Unido deu à Escócia em relação ao que a Espanha deu à Catalunha". Os escoceses cogitaram se separar do Reino Unido em 2014, mas a independência foi rejeitada em um referendo popular.

Na Catalunha, o coro pela independência da região ganhou força desde as eleições de setembro de 2015, quando o Partido Nacionalista - favorável à separação - conquistou a maioria das cadeiras do Parlamento.

Barcelona e Sevilla se enfrentam pelo título da Copa do Rei às 16h30 (de Brasília) deste domingo. Os dois times já conquistaram títulos na temporada: o Barça venceu o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Europa, enquanto o Sevilla faturou a Liga Europa.