Juiz nega recurso do Barça pela liberação da bandeira da Catalunha em final

Do UOL, em São Paulo

  • Albert Gea/Reuters

    As bandeiras "esteladas" são símbolo da luta pela independência da Catalunha

    As bandeiras "esteladas" são símbolo da luta pela independência da Catalunha

Um tribunal de Madri negou o recurso do Barcelona que contestava a proibição da bandeira separatista da Catalunha na final da Copa do Rei, contra o Sevilla, neste domingo (22).

A decisão de proibir a "estelada" – como é conhecida o símbolo da independência da Comunidade Autônoma da Catalunha – havia sido tomada pela Delegação de Governo da capital por entender que a bandeira constitui-se em ameação à unidade nacional espanhola.

Em contrapartida, o Barcelona apelou à Justiça por entender que decisão feria o preceito fundamental da liberdade de expressão. Mas a juiz do tribunal madrilenho negou o recurso do time catalão por entender que o clube, como entidade esportiva de caráter privado, não pode dizer-se vítima de cerceamento de liberdade de expressão. O clube azul-grená reagiu à decisão.

"O Barcelona reitera sua satisfação com que se permita a exibição das bandeiras estaladas na final da Copa do Rei e seu compromisso com a defesa da liberdade de expressão de seus sócios e torcedores", posicionou-se o clube em nota.

A decisão do 15º contencioso do tribunal de Madri vem na contramão da resolução da última sexta-feira (20), também de juiz madrilenho, que havia aceitado recurso de uma associação de advogados e liberado as "esteladas" no estádio Vicente Calderón, na capital espanhola, onde será disputada a final da Copa do Rei entre Barça e Sevilla neste domingo às 16h30 no horário de Brasília.

Vale lembrar que a torcida do Barcelona costuma tremular as bandeiras estaladas e cantar o hino da Catalunha no minuto 17 de cada tempo de jogo, em alusão ao dia de luta pela independência da Catalunha.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos