Topo

Em meio a especulações de transferência, Neymar afirma: "Sou do Barça"

Do UOL, em São Paulo

23/05/2016 17h33

Em meio a especulações sobre transferência, o atacante brasileiro Neymar deu discurso em que indica permanência no Barcelona, nesta segunda-feira (23), durante festa do título da equipe pela conquista da Copa do Rei, ocorrida com vitória contra o Sevilla no último domingo.  

"Estou muito feliz neste clube. Eu sou do Barça", disse, em espanhol, no gramado do Camp Nou. 

O Paris Saint-Germain, agora sem Ibrahimovic, seria o principal clube interessado no futebol do camisa 11, de acordo com informações da imprensa europeia. No entanto, jornais espanhóis especulam que a renovação de contrato com o próprio Barcelona estaria próxima de ser anunciada. 

O novo vínculo com o clube catalão se estenderia até 2022, com multa de 220 milhões de euros. A expectativa era de que o acordo fosse selado nesta segunda, o que, ao menos por enquanto, não aconteceu.

Messi, alegando indisposição, Suárez, em repouso por causa de lesão, e Rafinha, já com a seleção brasileira, não participaram da festa da conquista. 

No Camp Nou, Neymar ainda classificou como satisfatória a temporada da equipe, apesar da eliminação para o Atlético de Madrid na Liga dos Campeões. "Fizemos de tudo para conquistar as duas copas, e aí está: temos a liga e a Copa do Rei", disse, referindo-se também ao título do Campeonato Espanhol. 

O brasileiro encerrou sua terceira temporada defendendo as cores do Barcelona, na qual ampliou o seu número de participações diretas em gols. Em 2015/16, quando foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo, balançou as redes em 41 oportunidades e deu nove assistências. Desta vez, com o uruguaio Luis Suárez assumindo papel de "matador", marcou "apenas" 32 tentos, mas emplacou 24 passes para gols.

Números de Neymar no Barcelona

Temporada 13/14: 45 jogos, 17 gols e 17 assistências. Participação direta em gols: 34

Temporada 14/15: 52 jogos, 41 gols e 09 assistências. Participação direta em gols: 50

Temporada 15/16: 50 jogos, 32 gols e 24 assistências. Participação direta em gols: 56

Total no Barcelona: 147 jogos, 90 gols e 50 assistências. Participação direta em gols: 140