Topo

Dores podem tirar Dani Alves da Copa América. Fagner é substituto imediato

Lateral afirma sentir dores no pé há pelo menos seis meses - REUTERS/Jorge Adorno
Lateral afirma sentir dores no pé há pelo menos seis meses Imagem: REUTERS/Jorge Adorno

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

24/05/2016 09h54Atualizada em 24/05/2016 13h30

O lateral Daniel Alves revelou conviver com fortes dores no calcanhar e colocou em risco sua participação na Copa América. Em entrevista ao jornal espanhol "As", o jogador afirma que há pelo menos seis meses sente a lesão, mas que adiou tratamentos em virtude da intensa agenda de compromissos com o Barcelona e seleção brasileira.

“Estou há seis meses com dores. Elas incomodam, mas não me impedem de jogar. Temos feito tratamento para jogar. Por isso, pedi permissão para ficar 100% e ajudar o meu país”, disse o atleta, durante evento em que ajudará a financiar tratamento de hepatite C pelo mundo.

Daniel teve diagnosticada fascite plantar, que são dores no calcanhar, mas que refletem em todo o pé. O jogador destacou que somente acompanhará a seleção na Copa América Centenário se estiver 100% fisicamente.

Segundo a programação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o jogador já chegaria depois dos demais por causa do tratamento. Seu desembarque nos Estados Unidos estava previsto para o dia 25. A entidade informou que a chegada dele, apesar deste problema, ainda está mantida.

Caso o jogador seja cortado, o substituto imediato será Fagner, do Corinthians. Por causa do regulamento, Dunga só poderia fazer a substituição mediante a aprovação do Comitê Organizador Local da Copa América após laudo médico. Além disso, a troca precisaria ser feita entre os 40 jogadores que foram pré-inscritos.

“É uma grande honra servir o meu país e as cores da seleção. E quando te chamam, não há cansaço [que impeça]. Mas se eu não estiver 100%, não irei”, afirmou Daniel Alves.

Caso confirme presença na Copa América, o lateral direito participará pela quarta vez. Ele disputou a competição em 2007, 2011 e 2015. Ao todo o atleta do Barcelona jogou 10 partidas, marcou um gol e fez 3 assistências.

Daniel Alves tem um título da Copa América, em 2007, na Venezuela. Na final diante da Argentina, ele marcou o terceiro gol na vitória do Brasil por 3 a 0. Com 90 jogos na seleção brasileira, Daniel Alves marcou 7 gols e fez 15 assistências.