Topo

Grêmio monta rede para valorizar promessas ao 'estilo Chelsea'

Lucas Penteado é zagueiro do Grêmio e foi emprestado ao Tubarão-SC - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Lucas Penteado é zagueiro do Grêmio e foi emprestado ao Tubarão-SC Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2016 06h00

O Grêmio encontrou uma maneira de valorizar seus jogadores que não recebem oportunidades de brilhar no time de cima: parcerias. O Tricolor encontra em clubes menores a chance de dar oportunidades aos atletas que não cumpriram todo processo de crescimento e podem render mais futuramente. Nestes moldes, o novo clube parceiro é o Tubarão, de Santa Catarina. 

São, hoje, cinco jogadores que pertencem ao Grêmio e estão cedidos ao Tubarão. Lucas Penteado, de 19 anos, Marcos Vinícius, também de 19, Matheus, também de 19, Kairon, de 20 anos, e Thomas, de 19. Nenhum deles ainda teve oportunidade no principal do Grêmio. 
 
O Grêmio lucra na exposição de seus jogadores e também testa a capacidade deles. Se algum se destacar, poderá ser melhor aproveitado ou até negociado em um futuro breve. O Tubarão conta com jogadores de qualidade sem onerar sua folha de pagamentos e poderá crescer com bons resultados. 
 
O mesmo que ocorre com o clube catarinense hoje já aconteceu no passado com outras equipes. No Gauchão, Veranópolis e Lajeadense já foram parceiros do Grêmio. Há mais tempo, o Novo Hamburgo. E isso não ocorre apenas no Estado, o CSA, de Alagoas e mesmo o Londrina também já foram parceiros do Grêmio da mesma forma. 
 
As negociações ocorrem também na via contrária. Estabelecendo parcerias, o Grêmio garante a melhor negociação com algum jogador surgido no clube parceiro. 
 
O idealizador do projeto foi o ex-diretor executivo de futebol do clube, Rui Costa, que deixou o cargo há 20 dias. Foi ele quem introduziu a ideia e iniciou a parceria. Com sua saída, o Tricolor seguiu tocando o projeto que deve ser até ampliado para o próximo ano. 
 
O molde de acordo remete a ações feitas pelo Chelsea na Europa. O clube inglês tem 22 jogadores emprestados e a principal ligação é com o Vitesse, da Holanda. São três atletas no clube holandês: o esloveno Danilo Pantic, o brasileiro Nathan e o jamaicano Isaiah Brown. O próprio Wallace Oliveira, que atualmente defende o Grêmio, passou pelo Vitesse. 
 
O molde do Chelsea também interessa ao Grêmio no sentido contrário. Dependendo do aproveitamento de Oliveira, a ideia do Tricolor é passar a receber jogadores cedidos pelos ingleses, aproximando-se ainda mais do clube.