Juan Mata pode trocar o United pelo Barcelona, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Tim Ireland

    Juan Mata poderá trocar o United pelo Barcelona na próxima temporada

    Juan Mata poderá trocar o United pelo Barcelona na próxima temporada

Após garantir o título espanhol e da Copa da Rei nesta temporada, o Barcelona começa a pesquisar jogadores que possam acrescentar algo ao clube para serem contratados na próxima janela de transferências. E um dos nomes que desponta como possível reforço dos catalães é o espanhol Juan Mata.

Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", Juan Mata não deverá permanecer no Manchester United na próxima temporada. Após frustrar o clube com atuações abaixo da média, a chegada de José Mourinho poderá colocar um ponto final em sua trajetória por Old Trafford.

O treinador português negociou o meio-campista com os Red Devils quando assumiu o comando do Chelsea, ex-clube do espanhol. A tendência é que o "Special One" não faça muito esforço para assegurar a permanência de Mata, abrindo caminho para o Barcelona.

Ainda segundo a publicação, o Barcelona estaria em busca de um atleta que pudesse complementar o tridente formado por Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar. Mata já havia chegado a negociar com o Barcelona em outras ocasiões, mas as conversas nunca foram levadas adiante.

A versatilidade de Mata, que o ajuda a adaptar-se a qualquer esquema tático, é muito apreciada no Barcelona. Além disso, o jogador possui bom controle de bola, finaliza e concede boas assistências. Na última temporada, Mata participou de 34 partidas pelo Campeonato Inglês, marcando nove gols e fornecendo 10 assistências.

De acordo com a publicação espanhola, Mata vê a possibilidade de jogar pelo futebol espanhol com bons olhos. Para o meio-campista, uma proposta do Barcelona seria a chance de dar uma guinada na carreira. Aos 28 anos, Mata ficou de fora da pré-lista de convocados por Vicente Del Bosque para a Eurocopa-16.

Para tirar o espanhol do United, estima-se que será necessário investir cerca de 34 milhões de euros (R$ 136 milhões), valor inferior aos 45 milhões de euros (R$ 181 milhões) gastos pelos Red Devils para contrata-lo junto ao Chelsea em 2014.

Centroavante francês também pode pintar no Barça

O Barcelona não procura apenas um reforço para o meio-campo. O clube quer encontrar um substituto para Luis Suárez para quando o uruguaio não puder atuar.

Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", o favorito de Luis Enrique para o posto é o atacante francês Kevin Gameiro, que atuou pelo Sevilla na última temporada.

Gameiro marcou 29 gols e concedeu sete assistências ao longo da temporada, ajudando o Sevilla a conquistar a Liga Europa, que garantiu vaga na Liga dos Campeões do próximo ano. Com isso, uma possível negociação do atleta é tida como difícil pelo clube catalão.

Ainda de acordo com a publicação, outras opções observadas atentamente pelo Barcelona são Lucas Pérez, do Deportivo La Coruña, Paco Alcácer, do Valencia, e o italiano Domenico Berardi, do Sassuolo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos