Topo

Reforço do Coritiba já foi multado por gesto homofóbico e ameaçou repórter

Kazim fez o gesto na época em que atuava pelo Blackburn Rovers, da Inglaterra - Paul Thomas/Getty Images
Kazim fez o gesto na época em que atuava pelo Blackburn Rovers, da Inglaterra Imagem: Paul Thomas/Getty Images

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

31/05/2016 06h00

Com 29 anos de idade, o novo reforço do Coritiba, o atacante Colin Kazim, acumula polêmicas em sua carreira. Inglês naturalizado turco, ele já foi multado na Inglaterra por gestos homofóbicos contra a torcida adversária e suspenso por duas semanas pelo Feyenoord (HOL), seu ex-clube, por ameaçar um jornalista durante uma entrevista coletiva.

A multa veio na época que ele defendia o Blackburn Rovers, da segunda divisão da Inglaterra. Provocado pela torcida do Brighton e Hove Albion – clube que nesta temporada quase conseguiu o acesso à Premier League (ficou em 3º) – com gritos de “seu gordo desgraçado” e “você é gordo e sabe disso”, ele respondeu com um gesto considerado homofóbico.

No gesto em questão, Colin Kazim simulou baixar seu calção e colocar o braço esquerdo em sua bunda, por entre as pernas. Julgado em 2014, um ano após o episódio, ele foi considerado culpado pelo Corte de Magistrados de Brighton (pedaço da cidade de Brighton e Hove) e multado em 750 libras – na época pouco mais de R$ 2.000.

A torcida do Brighton, aliás, já vinha sofrendo com ofensas homofóbicas de outras torcidas antes mesmo do gesto de Kazim – os aficionados eram alvos pelo fato de a cidade ser conhecida por ter uma grande comunidade homossexual.

Já neste ano, em janeiro, Kazim foi suspenso por duas semanas pelo Feyenoord, clube da Holanda, após ameaçar bater em um jornalista durante uma coletiva. O atacante entrou na sala de imprensa durante uma entrevista do técnico van Bronckhorst (ex-jogador da seleção holandesa) e disse ao repórter que ‘uns amigos iriam pegá-lo no estacionamento’.

O jornalista em questão havia escrito uma matéria dizendo que Feyenoord e os patrocinadores não estavam felizes com o comportamento do jogador.

Com boas recomendações do ex-jogador Alex, com quem jogou no Fenerbahçe em 2007 e 2008, Kazim defendeu dois clubes na última temporada europeia (2015/16): Celtic, da Escócia, pelo qual foi campeão escocês recentemente, e Feyenoord, da Holanda. Ele ainda acumula passagens por Galatasaray e Bursaspor, da Turquia, Tolouse, da França e Olympiacos, da Grécia. Com a seleção turca, chegou às semifinais da Eurocopa de 2008.

Segundo o que o diretor de futebol do Coritiba, Valdir Barbosa, (demitido nesta terça-feira) informou ao UOL Esporte, Colin Kazim deve chegar a Curitiba na próxima sexta-feira para assinar contrato até dezembro de 2017.