Topo

Alvo de time português, técnico não descarta deixar o Santa: "vou analisar"

Milton Mendes está na mira do Braga, time da primeira divisão de Portugal - Antônio Melcop
Milton Mendes está na mira do Braga, time da primeira divisão de Portugal Imagem: Antônio Melcop

Marcello De Vico e Vanderlei Lima

Do UOL, em Santos e São Paulo

01/06/2016 16h53

O bom começo de Campeonato Brasileiro do Santa Cruz (é o 3º colocado, ainda invicto) já começa a chamar a atenção do futebol europeu. Técnico da equipe, Milton Mendes é um dos cotados para comandar o Braga, da primeira divisão de Portugal. O próprio treinador confirma a sondagem e não descarta deixar o clube pernambucano para seguir para a Europa.

Em entrevista ao UOL Esporte, Milton Mendes disse estar feliz no Santa Cruz, mas ao mesmo tempo revelou que, caso recebe alguma proposta oficial, irá analisar.

“Têm aparecido algumas equipes interessadas e sondando, isso é fruto de um trabalho duro de todos. O Sporting de Braga é uma das grandes forças do futebol português, fico feliz com isso, mas nada oficial chegou em minhas mãos. Estou feliz aqui, tive uma sinergia muito grande com os atletas, mas se chegar vou analisar. Tive outras possibilidades e não saí, vamos esperar. Neste momento estou focado no Santa Cruz, no clássico de hoje”, disse o treinador.

Porém, no que depender da diretoria coral, Milton Mendes continua no comando do Santa Cruz. Vice-presidente do clube, Constantino Júnior disse ter ‘plena convicção’ de que ele continuará no cargo.

“Ele está focado, está feliz, e a gente tem a plena convicção pela permanência dele. A gente fica até feliz porque essa sondagem é fruto de um trabalho que ele tem executado no Santa, mas ele está feliz em estar aqui e a gente está feliz com ele aqui também. É natural que, quando você vai bem, você acaba sendo sondado, o mundo da bola é assim”, declarou.

De acordo com o dirigente, um dos principais atrativos para a contratação de Milton Mendes, no fim de março deste ano, foi justamente o seu passado, caracterizado por ‘abraçar projetos’ pelos clubes por onde passou.

“A gente tem a confiança na permanência dele porque ele tem um projeto. Ele é um treinador de comprar um projeto e isso foi um atrativo a mais para trazê-lo. Foi por isso, visando um trabalho a médio e longo prazo... E ele, num curtíssimo prazo, faz um trabalho ótimo. A gente quer deixar este legado e dar segurança para ele”, acrescentou Constantino Júnior.

“Futebol é assim, às vezes muito ingrato. E nos últimos anos, se você for analisar, quem menos fez distrato com treinadores foi o Santa Cruz, e com o Milton a gente tem contrato até o final do ano que vem, pensando isso, na permanência, na sequência de trabalho, e ele realmente é um cara que acredita e compra projetos. É legal esta questão do assédio, do reconhecimento, mas como dirigente do Santa a gente tem a convicção da permanência dele”, completou.

O Braga, clube que sondou Milton Mendes, terminou o último Campeonato Português na quarta colocação e, com isso, irá disputar a Liga Europa na próxima temporada (2016/17). O brasileiro, porém, ainda aparece como ‘plano B’ – a primeira opção do clube português é o espanhol Julen Lopetegui, ex-técnico do Porto.