Topo

Daniel Alves acerta transferência para defender a Juventus

João Henrique Marques e Vanderlei Lima

Do UOL, em Barcelona, e em São Paulo

01/06/2016 11h23Atualizada em 01/06/2016 12h28

O lateral brasileiro Daniel Alves acertou contrato e defenderá a Juventus na próxima temporada europeia. A informação divulgada primeiramente pelo site Goal.com foi confirmada pelo UOL Esporte.

Daniel Alves, que completou 33 anos no começo deste mês, jogou pelo Barcelona nas últimas oito temporadas. A transferência para o futebol italiano também marca uma novidade na carreira do brasileiro, que estava na Espanha desde 2002 quando deixou o Bahia para defender o Sevilla.

O lateral está com a seleção brasileira nos Estados Unidos para a disputa da Copa América Centenário. A ideia do jogador era só confirmar a transferência após o torneio, mas diante da evolução do negócio é possível que ele se manifeste nos próximos dias.

Oficialmente, o estafe do jogador diz que nada foi assinado. Dinorah Santa Ana, ex-mulher e empresária do lateral, confirmou apenas que existe uma oferta oficial do clube italiano e que o jogador está “propício” a ir. “O Daniel não assinou nada com ninguém ainda, não sei de onde tiraram essa informação, o Daniel não tem como assinar nada ainda, quando ele assinar a gente vai anunciar, ele tem contrato com o Barcelona até o final da próxima temporada”,  falou ao UOL Esporte.

“A Juventus me procurou, a Juventus já fez a oferta oficial sobre o Daniel, só que o Daniel não assinou nenhum contrato ainda é isso o que eu posso te falar, a questão do Daniel não é a financeira, a questão do Daniel é a esportiva realmente o trabalho dele, mas isso aí é pouco a pouco, o Daniel está com a seleção e concentrado na competição”, continuou.

“Ele ainda não me falou nada disso (se vai aceitar a proposta) não, então eu não sei eu simplesmente só passei para ele a proposta oficial que a Juventus fez, ele falou ´tá bom, depois a gente continua a conversa´. Agora ele está escutando a proposta, se está escutando a proposta então é porque ele está propício a ir, se ele não quisesse nem escutar, não estaria propício. Acho que é por aí.”

Motivo da saída

Daniel Alves estava incomodado nos últimos meses no Barcelona. O revezamento constante com Aleix Vidal na lateral era o principal descontentamento. O jogador, a princípio, pensou em aceitar proposta do futebol chinês, com salário muito superior. A Juventus, no entanto, apareceu há duas semanas e logo deixou o brasileiro atraído, já que assim ele poderia prolongar sua carreira no mais alto nível do futebol europeu.

Sem ainda confirmar a saída de Daniel, Dinorah disse que a questão avaliada pelo jogador nesse momento da carreira "não é financeira, mas sim esportiva".

Há exatamente um ano, Barcelona e Daniel assinaram contrato válido por duas temporadas, mas uma cláusula garantiu poder ao lateral para definir seu destino antes disso, dando a ele a possibilidade de deixar o clube a custo zero e antecipar sua rescisão.

Neste cenário, a proposta de três anos apresentada pela equipe italiana atende aos desejos do lateral, que assim jogaria por um dos principais clubes da Europa até os 36 anos. Além disso, na renovação de 2015, Daniel reduziu seu patamar salarial. Não se sabe qual seria o cenário para uma nova renovação em maio de 2017.