"Motor" do Barça fala 8 línguas e bebe 6 litros de água antes dos jogos

Do UOL, em São Paulo

  • AFP / LLUIS GENE

    Rakitic foi recuado no meio-campo do Barcelona e é o motor do setor

    Rakitic foi recuado no meio-campo do Barcelona e é o motor do setor

Enquanto o mundo se derrete pelo trio MSN (Messi, Neymar e Suárez), um meio-campista se desdobra para que os atacantes façam tantos gols no Barcelona. Rakitic, um verdadeiro motor do time, é também um poliglota e um verdadeiro operário em suas equipes. Adapta seu jogo às necessidades e, sempre correndo muito, conquista a confiança de treinadores e torcidas.

Um dos principais nomes da Croácia para a Eurocopa deste ano, Rakitic optou por defender essa seleção devido à força do time e à influência de seu pai, de origem croata. O meio-campista nasceu e cresceu na Suíça, perto da fronteira com a Alemanha. Também foi na Suíça que ele começou sua carreira no futebol.

Isso explica em boa parte sua facilidade para aprender novos idiomas e seu largo currículo: ele domina oito línguas. Considerando que já é um aluno avançado em catalão, Rakitic ainda sabe falar inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, alemão suíço e croata.

Com passagens por Basel (Suíça), Schalke 04 (Alemanha) e Sevilla (Espanha), além da seleção de base da Croácia, o meio-campista procurou se aperfeiçoar em tantos idiomas para se adaptar mais facilmente aos times e suas cidades. A dedicação foi tão grande quanto sua disposição para correr em campo, fazendo de Rakitic uma peça fundamental.

"Minha mulher diz que meu aspecto muda, que fico mais magro [depois das partidas]. E é verdade, termino sempre esgotado. Sempre tento trabalhar mais, muito mais", resumiu o jogador ao El País.

Os números comprovam toda essa determinação. Rakitic geralmente aparece na lista dos jogadores que mais correram - isso quando não lidera essa estatística. Por isso, ele bebe de cinco a seis litros de água antes de cada partida e busca uma fonte extra de carboidratos para ter tanta energia durante os 90 minutos.

O treinamento também é especial. Além das sessões normais que faz no Barcelona, Rakitic faz questão de ter um programa complementar de atividades físicas em casa, de acordo com o El País. Tal plano é constantemente revisado para que o meio-campista seja sempre estimulado e mantenha seu fôlego acima da média. Tática que certamente está surtindo efeito.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos