Topo

Flamengo quer zagueiro de fora e pode demorar para preencher setor carente

Alejandro Donatti (centro) segue alvo do Flamengo para reforçar o sistema defensivo - Daniel Garcia/AFP
Alejandro Donatti (centro) segue alvo do Flamengo para reforçar o sistema defensivo Imagem: Daniel Garcia/AFP

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/06/2016 06h00

O Flamengo não esconde a prioridade em reforçar o sistema defensivo. O objetivo é o de contratar ao menos dois zagueiros. Um deles será do mercado interno. Trata-se de Rafael Vaz, esperado durante a próxima semana no Ninho do Urubu. A dúvida está no nome sonhado para formar a dupla titular com o experiente Juan.

Este jogador será contratado no mercado externo. É aí que reside o problema. A janela de transferências abre no dia 20 de junho e se encerra em 19 de julho. O Flamengo tem pressa e sabe que se demorar a agir pode ficar ao menos 48 dias sem preencher o setor carente.

Os nomes mais comentados nos bastidores são Alejandro Donatti, do Rosario Central-ARG, e Arturo Mina, do Independiente Del Valle-EQU. Nos dois casos, o Rubro-negro não pretende gastar mais do que R$ 7 milhões na compra de parte dos direitos econômicos de forma parcelada. Os clubes aproveitam o desespero dos cariocas, elevam as pedidas e dificultam as negociações.

Apesar disso, a diretoria está otimista. O Flamengo trabalha com a possibilidade de contar com o desejado zagueiro logo na abertura da janela de transferências.

“Estamos trabalhando para que o reforço vindo do exterior esteja em condições de jogo, impreterivelmente, no dia 20 de junho e, provavelmente, integrado ao elenco antes disso”, afirmou o vice-presidente de futebol, Flávio Godinho.

Caso a estimativa da administração Bandeira de Mello se confirme, o Rubro-negro terá o reforço cobrado pela torcida desde o ano passado a partir da décima rodada do Campeonato Brasileiro. Se as negociações se arrastarem até o final da janela de transferências, o falado zagueiro só entrará em campo após a 16ª rodada.