Topo

Com Lewandowski apagado, Polônia perde para Holanda em teste antes da Euro

Lewandowski - JANEK SKARZYNSKI - JANEK SKARZYNSKI
Atacante do Bayern de Munique esteve apagado e foi substituído neste quarta
Imagem: JANEK SKARZYNSKI

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 17h38

Em amistoso preparatório para a Eurocopa 2016, que será disputada a partir do dia 10 na França, a Polônia jogou em ritmo de treino e perdeu por 2 a 1 para a Holanda em casa nesta quarta-feira (1º).

Com a derrota, os poloneses, que viram noite apagada de sua principal estrela, Robert Lewandowski, perderam invencibilidade que já durava sete jogos - seis vitórias e um empate.

Em bom jogo disputado na Arena Gdansk, os holandeses abriram o placar de cabeça com Janssen no primeiro tempo, mas sofreram o empate também pelo alto com Jedrzejczyk na etapa final. Quando parecia que a Polônia conseguiria a virada, porém, Wijnaldum fez belo gol para definir a vitória da Holanda.

A Polônia está no grupo C da Eurocopa e estreia contra a Irlanda no dia 12 de junho. Depois enfrenta a Alemanha, 16, e encerra a primeira fase contra a Ucrânia, 21. Terceira colocado na Copa do Mundo do Brasil há menos de dois anos, a Holanda fez uma eliminatória à Euro muito ruim, não alcançou a classificação e agora vive período de renovação.

Holanda abre o placar em primeiro tempo agitado

Mesmo fora da Euro-16, a Holanda foi páreo duro para a Polônia jogando fora de casa. Os holandeses abriram o placar com Janssen, de cabeça, após bela trama coletiva. Além disso, tiveram mais posse de bola e finalizaram sete vezes, mas pararam no bom goleiro Szczesny.

Diante da festa dos torcedores na Arena Gdanske com invencibilidade de sete jogos, a Polônia começou com tudo, com Milik chutando no travessão após jogada de Lewandowski. Mas sofreu para ficar com a bola, não conseguiu criar mais chances claras de gol e foi claramente inferior ao rival.

Polônia busca o empate, mas leva "balde de água fria"

Após primeiro tempo sonolento, os donos da casa “acordaram” no vestiário e voltaram para a etapa final contra a Holanda com outra postura. E, logo aos 15 minutos, Jedrzejczyk deixou tudo igual para a Polônia após cobrança de escanteio. Sete minutos depois, Lewandowski, que esteve discreto na partida e deu sinais de cansaço, foi substituído por Linetty.

Quando parecia que os donos da casa estavam mais próximos da virada, porém, a Holanda voltou a ficar à frente. Wijnaldum recebeu de costa, girou bonito sobre a zaga e fuzilou de canhota no alto sem chances para o goleiro. No fim, a Polônia ainda ensaiou pressão em busca do empate, mas não teve forças para evitar a perda dos sete jogos de invencibilidade.