Inglaterra derrota Portugal em amistoso marcado por voadora de zagueiro

Do UOL, em São Paulo

Inglaterra e Portugal - sem Cristiano Ronaldo - se enfrentaram nesta quinta-feira em amistoso preparatório para Eurocopa de 2016. Realizado no Wembley, o jogo não teve grandes emoções e foi dominado pelos ingleses, que venceram por 1 a 0 graças a um gol de Smalling aos 41min do segundo tempo.

O grande destaque da partida, no entanto, foi a expulsão do zagueiro Bruno Alves na reta final da etapa inaugural. Ele deu uma voadora na cabeça de Harry Kane e recebeu vermelho direto, motivando os portugueses a jogarem na retranca.

A Inglaterra só estreia no Grupo B da Eurocopa no dia 11 de junho, contra a Rússia no Velodrome, em Marselha. Já Portugal, que está no Grupo F, terá como primeiro adversário a Islândia no dia 14, no Estádio Geoffroy Guichard em Saint-Éttiene.

 

O jogo da Inglaterra: para agradar a torcida

Como amistoso, a partida entre Inglaterra e Portugal não valia nada, mas os comandados de Roy Hogson mostraram ousadia dentro do seu torcedor no Wembley. Os ingleses foram melhores na primeira etapa, buscando o gol com os artilheiros Vardy e Kane, com Wayne Rooney fazendo a ligação do meio-campo e aparecendo para finalizar. A retranca adversária prevaleceu até os 41min do segundo tempo, quando o zagueiro Smalling aproveitou cruzamento de Sterling para fazer o único gol da partida. 

Ian Kington/AFP
Inglaterra foi melhor que Portugal no Wembley

O desempenho de Portugal: tímido e despreocupado

Cristiano Ronaldo não jogou, e Portugal mostrou toda sua fragilidade sem o astro do Real Madrid. O técnico Fernando Santos optou por um time mais retraído contra os ingleses, especialmente após a estúpida expulsão de Bruno Alves, que forçou a saída do atacante Rafa Silva e a entrada de José Fonte. No segundo tempo, Ricardo Quaresma quase fez um golaço, costurando jogada individual pela ponta esquerda a batendo colocado, à esquerda do gol de Hart.

Voadora na cabeça... e vítima irritada por paralisação

Aos 34min do segundo tempo, o zagueiro Bruno Alves foi protagonista de um lance grotesco no meio-campo. Na tentativa de interceptar um lançamento, o defensor saltou com o pé direito elevado, ignorando a presença da cabeça do atacante Harry Kane, que chegou antes na bola. Alves continuou o movimento e acertou em cheio a cabeça do adversário, provocando a interrupção imediata do jogo pela arbitragem, que expulsou o português. Kane, no entanto, se irritou: queria a continuidade do lance, apesar da pancada na cabeça.

Frank Augstein/AP

FICHA TÉCNICA

Inglaterra 1 x 0 Portugal

Data: 2/6/2016
Local: Wembley, em Londres
Hora: 15h45 (de Brasília)
Gols: Smalling, 41' do segundo tempo (Inglaterra)

Inglaterra: Hart; Walker, Cahill, Smalling e Rose; Milner (Wilshere), Dier, Dele Alli (Henderson) e Rooney (Lallana); Vardy (Sterling) e Kane (Sturridge). Treinador: Roy Hodgson.

Portugal: Rui Patrício, Vieirinha, Bruno Alves, Ricardo Carvalho (Eder) e Eliseu; Danilo Pereira, Adrien Silva (Renato Sanches) e João Moutinho (William Carvalho); João Mario (André Gomes), Nani (Ricardo Quaresma) e Rafa Silva (José Fonte). Técnico: Fernando Santos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos