Topo

Palmeiras terá retorno de Tobio, mas argentino não deve ser aproveitado

Tobio disputou 33 jogos pelo Palmeiras, com um gol marcado - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Tobio disputou 33 jogos pelo Palmeiras, com um gol marcado Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

02/06/2016 07h50

O Palmeiras receberá mais um atleta no fim deste mês. No próximo dia 22, chegará ao fim o contrato de empréstimo do zagueiro argentino Fernando Tobio com o Boca Juniors, clube que o atleta defende há 11 meses. O defensor de 26 anos, porém, não será aproveitado — o clube conta hoje com cinco jogadores para o setor (Mina ainda chegará ao clube após a Copa América).

Apesar disso, Tobio deve desembarcar a Academia de Futebol. Em contato com o UOL Esporte, o empresário do jogador, José Luis Galante, afirmou que não existem chances de outro time contratá-lo por empréstimo nos próximos dias. Além disso, o desejo de Tobio é voltar a defender o Palmeiras.

A 20 dias do fim do empréstimo, o Boca também não manifestou interesse em exercer a preferência de compra dos direitos econômicos — os argentinos teriam de desembolsar 2,5 milhões de dólares (R$ 9 milhões). Hoje, Tobio é reserva do Boca.

O zagueiro, ainda de acordo com Gallante, não defenderá a equipe argentina nas fases finais da Libertadores. O fato está ligado ao período da janela de transferências, que terá início no dia 20 de junho e término no dia 19 de julho.

Tobio deixou o Palmeiras em junho passado, um ano após ser contratado junto ao Vélez Sarsfield-ARG. O contrato com o Palmeiras se encerra apenas em 2019. No fim do ano passado, o presidente do clube alviverde, Paulo Nobre, disse que gostaria de contar com o zagueiro.

"O Tobio foi emprestado ao Boca porque estava com a cabeça na Argentina por causa da filha. Eu gostaria que ele voltasse, tem muito a dar. Agora, cada jogador é que sabe de sua vida. Se, eventualmente, o Boca pagar, ele fica. Eu, particularmente, gosto do jogador", disse em entrevista à Rádio Globo, em dezembro.


Zagueiros do elenco

Mina desembarcará no Brasil alguns dias depois da participação da Colômbia na Copa América. A seleção está no Grupo A da competição, ao lado de Estados Unidos, Costa Rica e Paraguai. A primeira fase chegará ao fim no dia 11 de junho. As quartas serão disputadas a partir do dia 16. A decisão está marcada para o dia 26.
De acordo com o estafe do zagueiro colombiano de 21 anos, Mina descansará alguns dias antes de se apresentar ao Palmeiras. O contrato com o clube paulista começa no dia 10 de junho. O defensor, entretanto, deve ficar poucos dias com o time. A tendência é que ele defenda a Colômbia nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.
O elenco do Palmeiras conta hoje com cinco zagueiros: os titulares Vitor Hugo e Thiago Martins, além de Edu Dracena, Roger Carvalho e Augusto. Leandro Almeida, por sua vez, segue treinando em horários alternativos na Academia de Futebol -- o Palmeiras busca um time para emprestá-lo.