Topo

Fred treina no Inter e anima a diretoria. Mas Shakhtar fecha as portas

Fred, 23 anos, está suspenso até o final de junho por ter caído no doping - Alexander KHUDOTEPLY / AFP
Fred, 23 anos, está suspenso até o final de junho por ter caído no doping Imagem: Alexander KHUDOTEPLY / AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/06/2016 06h00

O Internacional bem que tentou, mas Fred seguirá sendo apenas uma visita no CT Parque Gigante. Realizando treinos físicos em Porto Alegre, o meia gerou uma consulta do Colorado ao Shakhtar Donetsk. A resposta: impossível o empréstimo, mesmo após suspensão por doping desde a Copa América de 2015.

Fred testou positivo para a substância hidroclorotiazida, um diurético proibido pela comissão de dopagem. Em dezembro, a Fifa ampliou a suspensão para todas as competições oficiais. Antes, o gancho era somente da Conmebol. A sanção termina em 27 de junho de 2016.

O Internacional, atrás de um meia, procurou informações sobre um possível empréstimo. A ideia era usar a boa relação com o Shakhtar para ganhar o acordo. Além do plano de dar sequência e recuperar a forma do jogador. Mas nada feito.

Com a saída de diversos jogadores brasileiros nos últimos tempos, o Shakhtar enxerga Fred como peça importante na equipe. Nem a troca de treinador ajudou. Mircea Lucescu, entusiasta de jogadores do Brasil, foi para o Zenit.

Fred, 23, foi vendido pelo Internacional em 2013 por 15 milhões de euros (R$ 44,4 milhões na cotação de junho daquele ano). O clube gaúcho ficou com 60% deste valor. À época, ele era titular absoluto do time comandado por Dunga. A visita dele a Porto Alegre deve durar até o final de junho.