Saiba quem são os brasileiros que disputarão a Euro-2016

Do UOL, em São Paulo

A Eurocopa começa no dia 10 de junho e, se o Brasil não disputa o torneio europeu, cinco representantes do país estarão em campo. Ao todo, os atletas nascidos em terras tupiniquins estão divididos em quatro seleções: Itália, Polônia, Portugal e Rússia.

 

Entre figurinhas carimbadas e estreantes, a atual edição igualará a de 2008 com o maior número de jogadores nascidos no Brasil nos últimos 20 anos.

Confira quem são os brasileiros que disputarão o torneio europeu: 

Pepe (Portugal)

CHRISTOF STACHE / AFP

O brasileiro mais famoso na competição, Pepe estreou por Portugal em novembro de 2007. Desde então, participou das Eurocopas de 2008 e 2012 e das Copas do Mundo de 2010 e 2014. Natural de Maceió, Alagoas, obteve a cidadania portuguesa em 2007, quando ainda defendia o Porto.

Guilherme (Rússia)

Arquivo pessoal

Há nove anos na Rússia, Guilherme Marinato conseguiu a cidadania do país no final de 2015. Desde então, participou de dois amistosos pela seleção, sempre entrando no segundo tempo. O goleiro começou sua carreira no Atlético-PR e em 2007 se transferiu para o Lokomotiv Moscou, clube que defende atualmente. "Eu não fico atrás do nível de goleiros brasileiros e até mesmo no nível da Europa", afirmou Marinato, em março, ao UOL Esporte.

Thiago Cionek (Polônia)

PZPN/Divulgação

Bisneto de poloneses, o zagueiro conseguiu a cidadania depois de um abaixo-assinado de mais de 3 mil torcedores do Jagiellonia Bialystok, clube que defendeu entre 2008 e 2012. "Quem conhece minha história sabe que minha escolha não é profissional. Sou descendente de polonês. Tenho sangue polaco", afirmou ao Blog do Rafael Reis, em maio. Natural de Curitiba, no Paraná, Thiago Cionek começou sua carreira no Cuiabá e é convocado pela Polônia desde 2014 – já foram seis partidas com a camisa da seleção.

Thiago Motta (Itália)

Claudio Villa/Getty Images

O atual jogador do PSG foi um dos casos mais polêmicos de naturalização envolvendo brasileiros. O volante disputou a Copa Ouro de 2003 pela equipe Sub-23 do Brasil e precisou de uma autorização da Fifa para defender a seleção italiana, sendo uma decisão inédita da entidade. Motta fez sua estreia pela Itália em fevereiro de 2011, em amistoso contra a Alemanha. Desde então, disputou a Eurocopa de 2012 e a Copa do Mundo de 2014 com a seleção italiana. Ele é natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Éder (Itália)

DAVID MDZINARISHVILI/REUTERS

Autor de um dos gols que garantiu a Itália na Euro, Éder obteve a cidadania italiana apenas em 2015. Natural de Lauro Müller, em Santa Catarina, o atacante atuou apenas no Criciúma no Brasil. Praticamente toda sua carreira foi construída na Itália: Frosinone, Empoli, Brescia, Cesena, Sampdoria e atualmente a Inter de Milão. Com a camisa da Itália, participou de 10 partidas, balançando as redes em duas oportunidades.

Confira, também, os brasileiros que disputaram a Eurocopa nos últimos 20 anos:

2012

Eduardo da Silva (atacante, Croácia)

Thiago Motta (volante, Itália)

Pepe (zagueiro, Portugal)

2008

Marcos Senna (volante, Espanha)

Mehmet Aurélio (volante, Turquia)

Deco (meia, Portugal)

Pepe (zagueiro, Portugal)

Roger Guerreiro (lateral esquerdo, Polônia)

2004

Deco (meia, Portugal)

2000

Paulo Rink (atacante, Alemanha)

1996

Donato (volante, Espanha)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos