Topo

Portugal massacra Estônia com show de Quaresma e dois de Cristiano Ronaldo

Fernando Santos - Steven Governo/AP - Steven Governo/AP
Imagem: Steven Governo/AP

Do UOL, em São Paulo

08/06/2016 17h33

Ao contrário da Espanha contra a Geórgia, Portugal fez nesta quarta-feira (8) o que devia contra um adversário frágil na reta final da preparação para a Eurocopa. No Estádio da Luz, os portugueses contaram com uma atuação de gala de Ricardo Quaresma, além de boa contribuição de Cristiano Ronaldo, e massacraram a Estônia por 7 a 0.

A equipe treinada por Fernando Santos entrou em campo com uma postura ofensiva que deu resultado e encantou a torcida presente nas arquibancadas. O desempenho empolga para a estreia no Grupo F da Eurocopa na próxima terça-feira (14), contra a Islândia. Portugal é favorito para avançar como líder da chave, que também conta com Áustria e Hungria.

Quaresma comemora gol - Rafael Marchante/Reuters - Rafael Marchante/Reuters
Imagem: Rafael Marchante/Reuters

O show de Quaresma

Cristiano Ronaldo jogou a primeira por Portugal antes da disputa da Eurocopa, porém não foi ele o astro da seleção no Estádio da Luz. Ricardo Quaresma, seu companheiro de longa data na equipe, foi o protagonista da vez: lindos dribles, boa movimentação pelo ataque, uma bela assistência de trivela para o atacante do Real Madrid e um golaço no minuto seguinte. Foi dos seus pés que surgiram o quarto e quinto gols portugueses, em cobrança de escanteio na medida para Danilo Pereira e cruzamento que virou gol contra. Ele ainda fez seu segundo na partida, sexto do jogo, aos 34min do segundo tempo

Cristiano Ronaldo corre - Patrícia de Melo Moreira/AFP Photo - Patrícia de Melo Moreira/AFP Photo
Imagem: Patrícia de Melo Moreira/AFP Photo

Cristiano Ronaldo enterra dúvidas sobre condicionamento

O craque português teve ótimo desempenho nesta quarta-feira, mas acima de tudo mostrou estar bem fisicamente, situação que era questionada após o final da temporada no Real Madrid. O camisa 7 chegou a perder uma partida da semifinal da Liga dos Campeões lesionado e foi discreto na final contra o Atlético de Madri, o que reforçou a ideia de que ele estava esgotado. Poupado dos primeiros amistosos preparatórios de Portugal, Cristiano Ronaldo mostrou movimentação e poder de decisão contra a frágil Estônia, tranquilizando quem questionando seu estado. Ele deixou o gramado no intervalo para entrada de Nani.

Cristiano Ronaldo e Quaresma - Patricia de Melo Moreira/AFP - Patricia de Melo Moreira/AFP
Imagem: Patricia de Melo Moreira/AFP

O desempenho de Portugal: incisivo e forte pela esquerda

Portugal realizou uma boa apresentação contra a Estônia. Era esperado que a seleção treinada por Fernando Santos dominasse o confronto, e ela o fez com autoridade. Cruzamentos foram a principal arma do ataque português, que insistiu bastante pelo lado esquerdo, por onde se alternaram Cristiano Ronaldo, Quaresma e o lateral esquerdo Raphael Guerreiro. Foi em dois lances de Quaresma pelo setor que surgiram os dois primeiros gols portugueses, aos 35 e 36min da etapa inicial. Mesmo com a troca de vários jogadores na etapa complementar, os portugueses não diminuíram o ritmo até o fim: o sétimo gol veio aos 37min do segundo tempo. 

Fernando Santos aposta em time sem centroavante

Com Cristiano Ronaldo e Quaresma como atacantes, Fernando Santos apostou em um time sem referência no ataque. Éder entrou no decorrer do jogo, mas na maior parte do amistoso a seleção portuguesa jogou sem um jogador fixo na área adversária. A estratégia deu certo, abrindo a defesa rival não tirando o poder de fogo da equipe, que contou com boa sincronia entre os dois homens de frente, que se alternaram bem caindo pelas pontas ou dentro da área.

FICHA TÉCNICA

Portugal 7 x 0 Estônia
Data:
8/6/2016
Local: Estádio da Luz, Lisboa (Portugal)
Hora: 15h45 (de Brasília)
Gols: Cristiano Ronaldo, 35’, 44', Ricardo Quaresma, 36’ do primeiro e 34' do segundo tempo, Danilo Pereira 10', Mets (contra), 19', e Éder, 37'

Portugal: Rui Patrício, Cédric (Vieirinha), Pepe (Ricardo Carvalho), José Fonte e Raphael Guerreiro; Danilo Pereira (William Carvalho), João Moutinho (Renato Sanches), André Gomes e João Mário (Éder); Quaresma e Cristiano Ronaldo (Nani). Técnico: Fernando Santos

Estônia: Londak, Teniste, Baranov, Klavan (Raudsepp) e Kallaste;  Mets, Dmitrijev (Sappinen), Antonov e Puri; Kruglov (Marin), Anier (Vassiljev). Técnico: Magnus Pehrsson.