Topo

Em apenas seis meses, ele chegou e virou líder no Palmeiras

Jean assumiu um papel importante no atual elenco palmeirense - Divulgação/Palmeiras
Jean assumiu um papel importante no atual elenco palmeirense Imagem: Divulgação/Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

10/06/2016 12h04

Contratado no início da temporada, Jean assumiu mais do que o papel de um jogador importante dentro do campo para o Palmeiras. Aos 29 anos, o meio-campista precisou de apenas seis meses para incorporar-se como um líder do elenco. Até o veterano e ídolo Fernando Prass recorre a ele para 'segurar' o grupo.

Em entrevista concedida na tarde da última quinta na Academia de Futebol, Jean contou sobre a função de líder dentro do elenco palmeirense.

"Por mais que eu cheguei em seis meses mais ou menos, o Prass conversa comigo, o Alecsandro. Não só por ter uma certa idade dos jogadores que iniciam a partida, mas pelo histórico. Nós vemos situações que já passamos anteriormente para ter uma atitude dentro de campo", declarou.

Esta função específica de Jean é exemplificada pela partida contra o Flamengo, do último domingo. Fernando Prass percebeu reclamações excessivas dos jovens para com a arbitragem e recorreu ao volante para 'segurar' os atletas do elenco.

"A gente sabe como conversar com a arbitragem. Os jovens por muitas vezes são mais explosivos, e isso acaba irritando os árbitros. Ter esse peso ajuda a equipe dentro de campo, principalmente com uma arbitragem confusa. O Prass conversou comigo e passou essa liberdade de ser líder", acrescentou.

Importante como líder, Jean também possui participação decisiva no atual esquema de Cuca. Ao lado do versátil Tchê Tchê, o camisa 17 se reveza para exercer pelo menos duas funções - atua também na lateral-direita - durante um mesmo jogo.

A confiança dada por Cuca permite à dupla até agir sem qualquer ordem do banco de reservas. "O Cuca fala para sentirmos o momento do jogo, porque quem está de fora não consegue ver. Tomamos a liberdade de trocar de lugar em algumas partidas e quando ficamos cansados. A primeira função do lateral é marcar, então eu troco com o Tchê Tchê quando ele está mais desgastado e quer respirar um pouco. Ficamos à vontade", completou.

O Palmeiras, com o líder Jean, retorna a campo no domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o rival Corinthians, no Allianz Parque. Com 12 pontos, um a menos do que o adversário do final de semana, o time alviverde ocupa a quarta colocação na tabela de classificação.