Topo

Com astros apagados, Payet dá vitória à França com golaço no fim em estreia

Do UOL, em São Paulo

10/06/2016 17h54

Apontada como uma das favoritas ao título e jogando em casa em um estádio lotado, a França quase decepcionou sua torcida nesta sexta-feira (10), na abertura da Eurocopa. Mas um golaço de fora da área de Dimitri Payet, o melhor em campo, deu a vitória por 2 a 1 contra a Romênia aos 43 minutos do segundo tempo.

O time de Didier Deschamps dominou as ações como esperado, mas parou no forte sistema de marcação da Romênia e na falta de pontaria de seus atacantes. Pogba e Griezmann, que fizeram grandes temporadas por Juventus e Atlético de Madri, tiveram atuações apagadas. Coube a Payet, meia do West Ham, brilhar.

O primeiro gol francês foi marcado por Giroud, de cabeça, após saída errada do goleiro Tatarusanu. Pouco depois, a Romênia empatou de pênalti, com Stancu.

A França volta a jogar no Grupo A na quarta-feira (15), contra a Albânia. No mesmo dia, os romenos enfrentam a Suíça.

Discreto, Pogba acaba substituído

Pogba, em França x Romênia - Christophe Ena/AP Photo - Christophe Ena/AP Photo
Imagem: Christophe Ena/AP Photo

Astro da seleção francesa e cobiçado pelos principais clubes do mundo, Paul Pogba fez uma estreia apenas regular na Euro. O meio-campista acertou passes importantes, teve um bom chute defendido por Tatarusanu e fez alguns lances de efeito, como um chapéu no primeiro tempo. Mas passou longe de brilhar e acabou substituído no segundo tempo pelo atacante Martial, com o jogo já em 1 a 1.

O melhor: Dimitri Payet

Payet, em França x Romênia - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Se Pogba foi abaixo do esperado, quem comandou as ações ofensivas da França foi Payet. O meia do West Ham apareceu por todos os lados do campo, mostrando habilidade para entortar adversários e criatividade para ser o jogador mais perigoso da França. Foi dele o cruzamento preciso para o gol de Giroud e o golaço de longe que decidiu a vitória no final. No fim, ele deixou o campo chorando de emoção.

Ataque francês sem pontaria

Giroud, em França x Romênia - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Imagem: Lee Smith/Reuters

Os atacantes da França não estiveram em uma noite muito feliz. Artilheiro do Atlético de Madri, Griezmann esteve apagadíssimo e perdeu chances claras de gol, furando um cruzamento, cabeceando uma bola na trave e finalizando outra para fora. Já Giroud, que costuma irritar os torcedores do Arsenal, também teve oportunidades na área: uma cabeçada para fora e um chute em cima do goleiro. Pelo menos o gol saiu no segundo tempo, de cabeça, após saída errada de Tatarusanu.

Sem qualidade, Romênia vai bem na marcação

Griezmann, em França x Romênia - Clive Rose/Getty Images - Clive Rose/Getty Images
Imagem: Clive Rose/Getty Images

A Romênia pode não ter nenhum jogador mundialmente famoso, mas mostrou neste jogo por que teve a defesa menos vazada das Eliminatórias da Eurocopa: foram só dois gols sofridos em 10 jogos. Sem muito talento na frente, a equipe se fechou bem diante da favorita França e, comandada pelo capitão Chiriches, zagueiro do Napoli, concedeu poucas chances aos anfitriões. Os gols só saíram em uma falha do goleiro e em um chute indefensável de Payet.

Defesa da França dá sustos

Romênia quase abre o placar contra a França - Christian Hartmann/Reuters - Christian Hartmann/Reuters
Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Se o meio-campo da França mostrou muita qualidade e fôlego, e os atacantes rodaram bem para criar espaços e chances de gol, o setor que ficou devendo foi a defesa. Já no início, a zaga bateu cabeça e Lloris precisou operar um milagre em cima da linha para evitar o gol da Romênia após cobrança de escanteio. Já no segundo tempo, Evra derrubou Stanciu na área e cometeu pênalti tolo, que Stancu bateu para empatar.

Ficha técnica

FRANÇA 2 x 1 ROMÊNIA

Local: Stade de France, Saint-Denis (França)
Data: 10/06/2016
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)

Cartões amarelos: Chiriches (Romênia) e Giroud (França)
Gols: Giroud, aos 12 minutos, Stancu, aos 21 minutos, e Payet, aos 43 minutos do 2º tempo

França: Lloris; Sagna, Rami, Koscielny e Evra; Kanté, Pogba (Martial) e Matuidi; Griezmann (Coman), Giroud e Payet (Sissoko). Treinador: Didier Deschamps

Romênia: Tatarusanu; Sapunaru, Chiriches, Grigore e Rat; Pintilii e Hoban; Popa (Torje), Stanciu (Chipciu) e Stancu; Andone (Alibec). Treinador: Anghel Iordanescu