Topo

Grêmio receberá comitiva chinesa e estreita laços para diferentes parcerias

Estádio na cidade de Zhuhai, pode receber treinamentos do Grêmio em pré-temporada - Divulgação/Grêmio
Estádio na cidade de Zhuhai, pode receber treinamentos do Grêmio em pré-temporada Imagem: Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/06/2016 06h00

O Grêmio firmou uma parceria grandiosa com o clube Black Panthers, da China. Irá atender 60 mil crianças para 'ensinar futebol' nas escolas da cidade de Zhuhai. E não ficará apenas nos pequenos entre os 5 e os 15 anos a ligação com o país asiático, que mira se tornar potência no futebol mundial até 2030. O Tricolor quer, ainda, fortalecer a marca do clube por lá e já trabalha a ideia de uma pré-temporada na China. 

Estrutura não falta. O cidade possui um moderno estádio com capacidade para 40 mil torcedores que foi construído e recebeu até hoje apenas uma partida, o amistoso entre PSV, da Holanda, e Wolfsburg, da Alemanha. O clube ganhou do governo chinês um prédio de 1,5 mil metros quadrados para gerir o projeto com as crianças e lá poderia facilmente instalar equipamentos de musculação, fisioterapia e departamento médico. 
 
A rede hoteleira chinesa também é considerada valiosa. A comitiva gremista, quando foi firmar a parceria por lá, foi colocada em um hotel que tem avaliação acima de cinco estrelas. O local poderia ser utilizado pela delegação durante o período de treinamentos no começo do ano. 
 
Até mesmo o clima já foi estudado. Segundo os responsáveis pela parceria do Grêmio na China, as temperaturas de Zhuhai são muito semelhantes a Porto Alegre. 
 
Dentro de 30 dias, uma comitiva de governantes e empresários chineses estará em Porto Alegre conhecendo o Grêmio. Em seguida, a união pela formação de jogadores fará profissionais do Tricolor irem à China. E assim a tendência é que a negociação para pré-temporada tenha novos passos. Alinhavando detalhes, apenas a autorização do governo chinês e o aval da comissão técnica poderão determinar ou não a pré-temporada por lá. A ideia inicial é que todos os custos sejam pagos por uma das maiores empresas chinesas, parceira do clube no projeto de formação de jogadores. 
 
O Grêmio optou, em 2016, por permanecer em Porto Alegre e realizar o período de treinamentos de início de ano no Centro de Treinamentos Luiz Carvalho. Tradicionalmente, o clube procurava cidades da serra gaúcha para tais atividades. Neste ano chegou a receber propostas, mas o técnico Roger Machado preferiu permanecer na capital gaúcha. 
 
Uma ida à China simbolizaria mais do que apenas um período de trabalhos. O Grêmio poderia fortalecer ainda mais a marca do clube no mercado asiático, um dos objetivos da parceria firmada na formação de jogadores.