Topo

Santos quer reduzir gringos do elenco. De sete, dois devem sair

Colombiano Valencia fica sem visto trabalhista no próximo mês e pode deixar o clube - Junior Lago/UOL
Colombiano Valencia fica sem visto trabalhista no próximo mês e pode deixar o clube Imagem: Junior Lago/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/06/2016 06h00

O Santos está com excesso de gringos no elenco após as contratações de Jonathan Copete, Emiliano Vecchio e Fabián Noguera. No total, hoje o técnico Dorival Junior conta com sete atletas extracomunitários. Além do trio de reforços, o clube já tinha Patito Rodriguez, Valencia, Maxi Rolón e Joel.

No entanto, só é permitido que cinco estrangeiros sejam relacionados na súmula de cada partida. Desta forma, dois sempre teriam que ser cortados da lista de relacionados para os jogos.

Por conta disso, comissão técnica e diretoria tentam dispensar, no mínimo, dois deles. Um já está resolvido. O atacante Patito Rodríguez fica sem contrato no fim deste mês e já foi informado que não terá seu vínculo renovado.

Além dele, o Santos trabalha para se desfazer de Valencia. O colombiano só disputou 18 jogos desde que chegou ao clube no ano passado. Nesta temporada, ele participou apenas de dois – contra o Galvez, pela Copa do Brasil, e o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.

Isso porque Valencia passou o segundo semestre de 2015 e o início de 2016 se recuperando de uma cirurgia ligamentar no joelho direito.

O Santos tentou empurrar Valencia para outros clubes do Brasil e até da Colômbia. O Coritiba foi um deles, mas não obteve êxito nas negociações.

O problema de Valencia é o salário. Ele ganha mais de R$ 100 mil por mês, valor que os clubes não aceitam pagar por um jogador que tem um longo histórico de lesões.

Além disso, Valencia encerra seu visto de trabalho no Brasil no próximo mês. O colombiano tem contrato com o Santos até o fim de julho, mas existe uma cláusula de renovação por mais seis meses. No entanto, caso o clube paulista não queira prorrogar o vínculo, terá que pagar uma multa rescisória.