Topo

Alemanha faz gol no início e depois supera sustos para vencer Ucrânia

Alexander Hassenstein/ Getty Images
Imagem: Alexander Hassenstein/ Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/06/2016 17h50

Atual campeã do mundo e tricampeã da Eurocopa, a Alemanha começou bem em mais uma edição do torneio europeu. A seleção venceu a Ucrânia na estreia, por 2 a 0, com gols marcados no começo e no fim do jogo. O time foi irregular e até tomou alguns sustos, mas conseguiu sair com a vitória.

A Alemanha demonstrou sua superioridade no início e fez o primeiro gol rapidamente, com Mustafi, de cabeça. Mas a Ucrânia reagiu logo depois e quase chegou ao empate. Neuer fez duas grandes defesas, e Boateng salvou uma bola em cima da linha. Também houve um gol da Ucrânia anulado por impedimento. Os alemães só melhoraram no segundo tempo, voltaram a dominar o jogo, criaram chances de gol e balançaram a rede novamente com Schweinsteiger, que saiu do banco de reservas.

Agora a Alemanha vai enfrentar a Polônia na próxima quinta-feira, às 16h (de Brasília). As duas seleções venceram neste domingo e vão brigar pela liderança do Grupo C. Já a Ucrânia terá pela frente a Irlanda do Norte no mesmo dia, às 13h.

Quem foi bem: goleiros

O jogo foi bom, aberto e emocionante, por isso o placar poderia ter mais gols. Isso não aconteceu apenas porque Manuel Neuer e Pyatov tiveram boas atuações, com defesas difíceis durante toda partida.

Boa estreante

A Alemanha nunca perdeu em estreias na história da Eurocopa: foram seis vitórias e seis empates. E desde 2006, a Alemanha venceu as seis estreias em todas grandes competições (Eurocopas e Copas do Mundo).

Confusão antes do jogo

Algumas horas antes do início da partida, torcidas das duas seleções se enfrentaram nas ruas, longe do estádio. De acordo com o jornal Bild, mais de 50 torcedores alemães partiram para cima dos ucranianos nas imediações da estação de trem. A briga deixou duas pessoas feridas.

Polônia x Irlanda do Norte

Outro jogo aconteceu mais cedo pelo mesmo grupo de Alemanha e Ucrânia. A partida terminou com vitória por 1 a 0 da Polônia contra a Irlanda do Norte. O gol decisivo foi de Milik, aos 5min do 2º tempo.

ALEMANHA 2 x 0 UCRÂNIA

Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (FRA)
Data: 12/06/2016 (domingo)
Árbitro: Martin Atkinson
Auxiliares: Michael Mullarkey (ING) e Stephen Child (ING)
Cartões amarelos: Konoplyanka
Gols: Mustafi, aos 19min do 1º tempo; Schweinsteiger, aos 46min do 2º tempo

ALEMANHA
Neuer, Höwedes, Hector, Boateng, Mustafi, Khedira, Kroos, Özil, Müller, Draxler (Schürrle) e Götze (Schweinsteiger).
Técnico: Joachim Löw

UCRÂNIA
Pyatov; Fedetskiy, Khacheridi, Rakitskiy e Schevchuk; Sydorchuk e Stepanenko; Yarmolenko, Konoplyanka, Kovalenko (Zinchenko) e Zozulya (Seleznyov).
Técnico: Mykhailo Fomenko