Topo

Uefa ameaça Inglaterra e Rússia de exclusão da Euro após briga de torcidas

Eurocopa sofre mancha por violência, e Uefa tem pressão para punir seleções - Daniel Dal Zennaro/ANSA/AP - Daniel Dal Zennaro/ANSA/AP
A cidade de Marselha, na França, foi palco de guerra entre torcedores de Inglaterra e Rússia por três dias. O balanço de mais de 40 feridos, sendo dois em estado grave, mancha a Eurocopa 2016. Os confrontos se estenderam para dentro do estádio Vélodrome e podem até gerar punições para as seleções.
Imagem: Daniel Dal Zennaro/ANSA/AP

Do UOL, em São Paulo

12/06/2016 08h31Atualizada em 12/06/2016 12h21

A Uefa informou que Inglaterra e Rússia poderão ser excluídas da Eurocopa caso os torcedores dos dois países sigam causando desordem durante o torneio que está sendo realizado na França.

A entidade também abriu procedimento disciplinar contra a Federação Russa de Futebol pelo distúrbio ocorrido no sábado, depois do empate entre Rússia e Inglaterra por 1 a 1.

Após o apito final, torcedores russos avançaram sobre fãs da seleção inglesa, gerando desordem na arquibancada. No interior do estádio foram encontrados sinalizadores com a torcida russa.

Houve agressões dentro do estádio. Em meio a brigas, torcedores corriam desesperados (muitas mulheres e crianças) para se proteger. Muitos pularam para o gramado, temendo serem alvos.

A entidade que controla o futebol europeu considerou que os russos foram os responsáveis pela confusão que resultou em várias pessoas feridas. A Uefa informou que aplicará na terça-feira sanção contra os russos (multa).

“Esse tipo de comportamento é totalmente inaceitável e não tem espaço no futebol”, apresentou texto da Uefa.

Em comunicado oficial, a Uefa informou que reavaliará o esquema de segurança nos estádios. O efetivo será aumentado nos próximos jogos da Eurocopa.

Ingleses e russos já haviam se degladiado antes da partida. Um grupo de torcedores russos entrou em conflito com ingleses nas ruas próximas ao estádio Velódrome. Um inglês está em estado grave.