Topo

Como dupla decisiva em 2015 passou a viver inferno astral no São Paulo

Alan Kardec se lamenta durante a partida do São Paulo contra o The Strongest, pela Libertadores - Eduardo Anizelli/Folhapress
Alan Kardec se lamenta durante a partida do São Paulo contra o The Strongest, pela Libertadores Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

13/06/2016 06h00

Rogério e Alan Kardec terminaram 2015 em alta, sendo decisivos na classificação do São Paulo para a Libertadores. Tudo indicava que entrariam neste ano como peças importantes do time, mas acabaram sofrendo reviravoltas. Hoje, ambos enfrentam fases ruins e têm futuros incertos no Morumbi.

Kardec marcou 11 gols em 2015, alguns deles na reta final do Brasileirão: dois na 35ª rodada, em vitória sobre o Atlético-MG, e um na penúltima, ajudando a garantir vitória sobre o Figueirense. Com a saída de Luis Fabiano, o centroavante fechou a temporada com a perspectiva de assumir uma vaga de titular absoluto em 2016 e liderar o ataque são-paulino na Libertadores.

A oportunidade durou pouco – em um negócio de oportunidade, o São Paulo contratou Jonathan Calleri. O argentino ganhou a vaga de titular e conquistou a torcida com gols, relegando o companheiro brasileiro ao banco de reservas.

Kardec perdeu confiança, e não vem conseguindo aproveitar as oportunidades que tem. Em 28 jogos, marcou só um gol, e faz uma das piores temporadas de sua carreira.

Rogério, por sua vez, enfrenta ainda mais problemas. Autor do gol da vitória contra o Goiás, na última rodada do Brasileirão 2015, o atacante não consegue convencer o treinador Edgardo Bauza, que prefere apostar em Centurión. A chegada de Kelvin, que se tornou titular e arma importante na equipe, dificultou mais ainda a situação.

Bauza ainda prefere escalar Rogério na faixa central do campo, como um substituto de Ganso, o que não agrada o atacante, que chegou a reclamar. Em 18 partidas, o atacante balançou as redes três vezes e só foi titular em quatro oportunidades.

Futuro

Por enquanto, a perspectiva de futuro dos dois atacantes é de permanência no São Paulo. Rogério está na mira do Sport, e acaba de ser afastado pela diretoria. O clube paulista não quer negociá-lo, e acha que ele está tentando forçar uma situação que facilite sua saída.

A cúpula são paulina ainda aposta em Kardec no segundo semestre, quando dificilmente terá Calleri, que terá encerrado seu contrato de empréstimo. Por isso, não pretende negociar o centroavante.