Topo

'Brasil não existe mais': Imprensa pelo mundo detona seleção

Timothy A. Clary/AFP Photo
Imagem: Timothy A. Clary/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

13/06/2016 01h14

A eliminação precoce da seleção brasileira na Copa América gerou críticas pesadas da imprensa pelo mundo. Os principais veículos de comunicação da Europa enfatizaram que a derrota contra o Peru, 1 a 0 evidenciou a ausência do “futebol-arte” que marcou o Brasil em décadas anteriores.

A partida contra o Peru foi decidida com gol de mão de Raúl Ruidíaz, no segundo tempo. O lance foi polêmico: os brasileiros imediatamente correram para cima do árbitro, que demorou mais de três minutos para avaliar se validaria ou não o tento da equipe de Ricardo Gareca. Optou pelo sim.

Gazzetta dello Sport (Itália)

Gazzetta dello Sport sobre eliminação do Brasil na Copa América  - Reprodução/ Gazzetta dello Sport - Reprodução/ Gazzetta dello Sport
Imagem: Reprodução/ Gazzetta dello Sport

Principal jornal esportivo da Itália, o Gazzetta dello Sport não economizou críticas ao time de Dunga.

A publicação considerou que o futebol do Brasil deixou de ser imponente, relembrando a goleada de 7 a 1 contra a Alemanha.

“Do 7 a 1 da Alemanha ao Peru: o Brasil não existe mais”, manchetou o jornal italiano.

Olé (Argentina)

Jornal Olé zomba do Brasil após eliminação na Copa América - Reprodução / Olé - Reprodução / Olé
Imagem: Reprodução / Olé

Assim que o duelo acabou, o jornal argentino Olé, conhecido pela tom descontraído e as brincadeiras com o futebol brasileiro, destacou no seu site que o gol foi feito com "as mãos de Deus", em referência à jogada histórica de Maradona contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986. 

A mesma publicação, também na capa do site, lembrou do tento de Túlio na Copa América de 1995, contra a própria Argentina, que empatou o confronto de quartas de final em 2 a 2 no tempo normal - nos pênaltis, o Brasil avançou.

As e Marca (Espanha)

Os dois jornais espanhois adotaram o mesmo discurso: Brasil foi eliminado com um gol escandaloso.

Jornal As analisa derrota do Brasil contra o Peru - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

El Popular (Peru)

Já no Peru, o gol de mão, na verdade, foi um golaço. O jornal El Popular, talvez na euforia do momento, disse que "Raúl Ruidíaz meteu um golaço e eliminamos a Canarinha". 

Jornal peruano chama gol de mão de Ruidíaz, que eliminou o Brasil, de golaço - Reprodução / El Popular - Reprodução / El Popular
Imagem: Reprodução / El Popular

Outros periódicos, como o La República, preferiu um tom mais sóbrio, destacando o "feito histórico" do Peru ao bater o Brasil e avançar às quartas de final - na próxima fase, vale dizer, os peruanos enfrentarão a Colômbia. 

O peruano El Comercio falou em “milagre” o feito do peru contra os brasileiros

“A seleção peruana conseguiu o que parecia um sonho, o que parecia impossível, o que parecia uma utopia. Uma seleção de 11 guerreiros sonhadores venceu o gigante Brasil”.

El Comercio, do Equador, retrata vitória polêmica do Peru - Reprodução - Reprodução
El Comercio, do Equador, retrata vitória polêmica do Peru
Imagem: Reprodução

Já o El Comercio, do Equador, destacou o gol de Ruidiaz e celebrou o fato de a derrota brasileira ter ajudado a classificar os equatorianos para a próxima fase.