Topo

Cruzeiro abre negociação por Maxwell e encontra obstáculos por centroavante

Maxwell está na mira do Cruzeiro para o decorrer da temporada - AFP PHOTO / DENIS CHARLET
Maxwell está na mira do Cruzeiro para o decorrer da temporada Imagem: AFP PHOTO / DENIS CHARLET

Thiago Fernandes e Vanderlei Lima

Do UOL, em Belo Horizonte

14/06/2016 06h00

A convincente vitória no clássico e a possível contratação de Rafael Sóbis não diminuíram o ímpeto do Cruzeiro no mercado da bola. Depois de detectar as posições carentes – lateral esquerda, meio-campo e ataque –, a diretoria abriu negociações por Maxwell e fez consultas sobre a situação de Rafael Martins, mas encontra dificuldades para alcançar um acerto pelo centroavante.

A questão que envolve o lateral esquerdo é mais simples. Com o término do contrato com o Paris Saint-Germain, da França, em 30 de junho, ele está disponível para assinar vínculo com outra agremiação. A diretoria já procurou o estafe do jogador com o intuito de levá-lo novamente para a Toca da Raposa, onde surgiu para o futebol, no início da década passada.

As conversas foram iniciadas em maio passado, semanas após a contratação de Paulo Bento e com o aval do técnico português. Como o atleta de 34 anos não obteve o passaporte europeu, o que faria com que ele deixasse de ocupar vaga de extracomunitário no elenco parisiense, o mais provável é que o seu compromisso atual não seja renovado.

Nessa segunda-feira (13), o estafe do jogador confirmou a procura de clubes brasileiros, mas reforçou que a intenção é permanecer na Europa, mais especificamente no time da capital francesa:

Segundo fontes ligadas ao jogador, Maxwell tem contrato com o PSG até o próximo dia 30. Seu plano A é continuar na França e no PSG. Caso contrário, quer permanecer na Europa.

Apesar do desejo do lateral esquerdo em ficar no Velho Continente, o Cruzeiro conta com o apoio de sua família para repatriá-lo. A mãe do atleta reside em Belo Horizonte e é favorável ao retorno do jogador para o futebol mineiro. A questão, contudo, depende de um acordo salarial com o estafe de Maxwell. O desfecho deste negócio será conhecido somente no fim do mês.

Empecilhos por centroavante

Rafael Martins (à esquerda), atacante do Moreirense - Divulgação/Moreirense - Divulgação/Moreirense
Imagem: Divulgação/Moreirense

A ação do clube no mercado da bola não se limita à negociação pelo defensor. A diretoria ainda foi atrás de Rafael Martins, que defendeu o Moreirense, de Portugal, na última temporada europeia. A busca pelo jogador também foi avalizada por Paulo Bento, mesmo que a cúpula negue interesse na contratação do centroavante de 27 anos.

Os empecilhos para a chegada do atleta, autor de 20 gols em 31 partidas disputadas na campanha 2015/16, são o valor pedido pelo Levante, da Espanha, detentor de seus direitos econômicos, e a concorrência de outros mercados.

O clube da Península Ibérica quer receber 4 milhões de euros (R$ 15,7 milhões) para liberá-lo e há interesse de agremiações do México e da China em contar com o seu futebol, conforme revelado pelo empresário José Lorenzo.

“Há movimentações na Europa e no México em relação ao Rafael (Martins). Alguns clubes da China já se manifestaram. A janela de transferências de lá abre em breve. Quanto ao Cruzeiro, eles entendem que não podem assumir certos valores”, afirmou à reportagem.

Na noite dessa segunda-feira, após o vazamento de uma conversa entre o diretor de futebol Thiago Scuro e o atleta, a assessoria de imprensa do Cruzeiro divulgou uma nota comentando o caso de Rafael Martins, que trabalhou com o dirigente no Audax. Confira, abaixo, o comunicado:

"Para que não fique nenhuma dúvida ainda sobre as especulações envolvendo o atleta Rafael Martins e o Cruzeiro, o Clube esclarece que o atacante e o diretor executivo Thiago Scuro são conhecidos de longa data, desde os tempos em que juntos trabalharam no Audax.  Ultimamente os dois profissionais trocaram mensagens por celular apenas de forma cordial,  baseado na amizade que um nutre pelo outro, mas jamais foi apresentada  proposta para que o jogador viesse a fazer parte do nosso time. Thiago Scuro e Cruzeiro tem um enorme respeito por todos os atletas do futebol mundial e com o Rafael Martins não seria diferente, mas dentro da nossa política de transparência para que especulações infundadas ganhem destaque nos noticiários o Cruzeiro entendeu que deveria prestar esse esclarecimento a todos", disse o clube por meio do departamento de comunicação.