Topo

Prestigiado ou demitido? Reunião nesta 3ª define futuro de Dunga na seleção

HECTOR RETAMAL/AFP
Imagem: HECTOR RETAMAL/AFP

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Boston (EUA)

14/06/2016 06h00

A reunião marcada para a tarde desta terça-feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, poderá selar o fim da segunda passagem de Dunga como técnico da seleção brasileira. Ao contrário do que afirmou o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi na segunda-feira, ainda nos Estados Unidos, o presidente Marco Polo Del Nero está pressionado e inclinado a uma mudança no comando técnico, e poderá usar a reunião para isso.

No entanto, há outro finais menos prováveis que também podem acontecer dependendo do andar da reunião e principalmente da reflexão de Del Nero, que não viajou aos Estados Unidos para a Copa América, principalmente por ter sido indiciado pela Procuradoria Geral do país na investigação do Fifagate - ele é apontado como um dos 14 dirigentes acusados de receberam propina por facilitar contratos de diferentes torneios. O que poderá, então, acontecer nesta terça-feira?

Dunga e Rinaldi demitidos

Tal cenário é visto como o mais provável na CBF depois da vexaminosa queda na fase de grupos da Copa América - a pior campanha em 92 anos. Membros do alto escalão da entidade outrora defensores de Dunga hoje pedem a cabeça do técnico e pressionam Del Nero a trocar o comando. Tite, sondado por intermediários em nome da CBF por duas ocasiões até três meses atrás, é o nome favorito para a sucessão.

Caso Dunga seja demitido, é muito provável que Gilmar Rinaldi também saia, ou que entregue o cargo. O coordenador de seleções é fiel escudeiro do treinador, iniciou o trabalho junto com Dunga e tem a imagem completamente atrelada ao amigo. Rinaldi está ao lado na maior parte das aparições públicas de Dunga, defendeu o treinador em recente participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV, e na segunda-feira disse que não vê motivos que sustentem a demissão do técnico.

Dunga demitido, Rinaldi mantido

Apesar de improvável, a possibilidade existe. Dunga seria demitido por Marco Polo Del Nero, mas Rinaldi seria mantido como coordenador de seleções para tocar um novo projeto técnico na seleção brasileira. Para a cúpula da CBF, a alternativa poderia se mostrar mais fácil por não demandar a procura e a contratação de um novo funcionário de cargo executivo para o lugar de Rinaldi.

Dunga mantido, mas fora da Olimpíada

Na próxima quarta-feira, segundo fontes do Comitê Olímpico Internacional (COI), esgota-se o prazo para que o Brasil envie o nome dos 12 funcionários de comissão técnica da seleção masculina de futebol que participarão da Olimpíada do Rio de Janeiro. Tal informação foi confirmada por Gilmar Rinaldi na tarde de segunda. Dessa forma, na quarta-feira a CBF estará obrigada a decidir se irá ou não relacionar o nome de Dunga para o torneio.

Del Nero se vê pressionado pelo fracasso histórico nessa Copa América de 2016 e estará ainda mais caso banque o técnico e sofra um novo revés no Rio de Janeiro, dentro de casa, com Neymar, na competição que é prioridade para o Brasil neste ano. Uma alternativa para não precisar lidar com a sucessão neste momento e que aliviaria a pressão sobre todos seria tirar Dunga da Olimpíada e entregar o time a Rogério Micale, técnico sub-20, que fez a preparação da sub-23 e que seria auxiliar no Rio de Janeiro.

O prazo curto já praticamente exclui a possibilidade de um substituto do treinador na seleção principal - em caso de demissão - comandar o time sub-23 com Neymar no Rio de Janeiro. 

Dunga mantido e prestigiado

A possibilidade de Del Nero manter Dunga no comando com plena confiança e como técnico da Olimpíada é vista como a mais improvável de todas na CBF neste momento. Ainda assim, Del Nero poderia sair da reunião com a convicção de manter o trabalho de Dunga e Rinaldi dentro do corpo técnico da CBF e esperar para avaliar de modo geral só depois da Olimpíada.