Topo

Sem jamais ter atuado, refugiado de Gâmbia é contratado pelo Hamburgo

Bakery Jetta chegou à Europa em 2015 após atravessar o Mar Mediterrâneo - HSV/Divulgação
Bakery Jetta chegou à Europa em 2015 após atravessar o Mar Mediterrâneo Imagem: HSV/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/06/2016 19h53

O Hamburgo anunciou nesta terça-feira a contratação de Bakery Jatta, de 18 anos. O jogador jamais atuou como profissional de um clube.

Refugiado de Gâmbia, Jatta chegou à Europa em 2015, atravessando o Mar Mediterrâneo e desembarcando na costa italiana. Na Alemanha, chegou a morar em um ginásio administrado por Lothar Kannenberg, ex-pugilista.

No ginásio, Jatta chamou a atenção de Kannenberg, que o indicou ao Hamburgo. Na equipe alemã, ele receberá salários de 10 mil euros (cerca de R$ 39 mil) por mês, ao longo de um contrato de três temporadas. Sua posição ainda não foi definida.

“Estou muito, muito feliz. Para mim, é uma grande sensação e um grande desafio jogar em um clube tão grande como o Hamburgo”, declarou Jatta segundo o site oficial da equipe. “Cresci sem meus pais, em más condições na África. Sabia que tinha que aproveitar esta oportunidade (de migrar) se quisesse ter uma chance de futuro. Foi um momento difícil, mas agora quero olhar para frente”, completou.

Desde o início do ano, Jatta tem frequentado aulas de uma escola durante a manhã e treinado durante a tarde. Além disso, tem feito aulas de alemão. “Para me tornar parte da sociedade e compreender a cultura da Alemanha, tenho que falar a língua”, disse.

A comissão técnica da equipe se mostrou otimista com a contratação do jogador. “Bakery é um jogador muito interessante. Não apenas por sua história de vida, mas também por suas características esportivas”, declarou o técnico Bruno Labadia. “Vamos dar a ele todo o apoio para suas atividades desportivas no clube e na cidade”, acrescentou Dietmar Beiersdorfer, diretor esportivo do HSV.