Topo

Contraprova dá positivo, e Alecsandro será suspenso preventivamente

Alecsandro está suspenso preventivamente por 30 dias - Friedemann Vogel/Getty Images
Alecsandro está suspenso preventivamente por 30 dias Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 20h02

Notícia ruim para o Palmeiras, horas antes do compromisso diante do Coritiba, marcado para as 21h45 (de Brasília), e válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, a contraprova do atacante Alecsandro deu positiva para o uso de agentes anabólicos - as informações foram divulgadas pelo ESPN.com.br e confirmadas pelo UOL Esporte

Até a noite desta quarta-feira, nenhum comunicado chegou às mãos dos dirigentes da equipe de Palestra Itália e da Federação Paulista de Futebol; apenas o Tribunal de Justiça Desportiva de São paulo recebeu o resultado da contraprova. Por precaução, entretanto, o centroavante foi retirado da lista de relacionados para encarar o clube paranaense.

Os advogados de Alecsandro e do clube têm cinco dias, após a notificação, para apresentar a defesa. Os 30 dias preventivos servem para o TJD-SP organizar o julgamento do caso de doping.

A prova fora divulgada oito dias atrás e apontou positivo para a substância O-Dephenylandarine, metabólito do Andarine, um agente anabólico que pode interferir na potência muscular até como ser usado para combater a calvice.

O teste foi realizado após o jogo entre Palmeiras e Corinthians, dia 03 de abril, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, o clube alviverde venceu por 1 a 0, gol do atacante Dudu, e Alecsandro atuou como titular durante toda a partida.

O exame de contraprova do jogador ocorreu na última sexta-feira, em um laboratório de Los Angeles, nos Estados Unidos. O resultado acabou encaminhado à Federação Paulista de Futebol na noite desta quarta.

A suspensão interrompe a boa fase do atacante. Nesta temporada, Alecsandro garantiu um lugar dentre os titulares após a chegada do técnico Cuca.

Após atuações abaixo da média, posteriormente acabou no banco de reservas de Gabriel Jesus, que passou a atuar mais adiantado. Lucas Barrios e Cristaldo, outras opções do Palmeiras para a posição, convivem com problemas físicos e ainda não conseguiram emplacar uma sequência de jogos nesta temporada.

Mesmo após perder espaço na equipe titular, Alecsandro segue prestigiado no Palmeiras. O clube recebeu recentemente uma sondagem do Cruzeiro pelo atacante. O técnico Paulo Bento gostou do desempenho do veterano, mas a negociação não avançou pelo fato de o atleta ser considerado uma peça importante no elenco alviverde.