Topo

Devolvido por gregos, promessa do Grêmio viaja para acertar com Náutico

Yuri Mamute foi devolvido pelo Panathinaikos e irá fechar com o Náutico - Divulgação/Panathinaikos
Yuri Mamute foi devolvido pelo Panathinaikos e irá fechar com o Náutico Imagem: Divulgação/Panathinaikos

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/06/2016 10h53

Yuri Mamute foi devolvido pelo Panathinaikos, da Grécia. Como a reportagem do UOL Esporte havia informado em abril, o jovem atacante de 21 anos não deu certo em sua primeira investida na Europa e, mesmo sob contrato, teve vínculo encerrado. Mas o futuro não será em Porto Alegre. O jogador já viajou para acertar-se com o Náutico até o fim do ano. 

Com histórico de convocações para seleções de base do Brasil, Yuri Mamute jamais conseguiu a sequência esperada no Grêmio. Subiu ao principal com apenas 17 anos elogiado por Renato Gaúcho, mas acabou retornando para os times inferiores posteriormente após conviver com problemas de peso. 

Em 2014 foi emprestado ao Botafogo, onde também não conseguiu jogar. Voltou no começo de 2015 ao Grêmio e logo de cara agradou o técnico Luiz Felipe Scolari. Virou titular, fez alguns gols e bons jogos e ganhou novo contrato - de cinco anos - e aumento de salário para próximo de R$ 50 mil mensais. Só que em seguida a queda do ex-técnico da seleção simbolizou o fim das oportunidades. 

Com Roger, Mamute sempre foi suplente. Eventualmente utilizado, jamais esteve entre os protagonistas. Tanto que em janeiro foi cedido por empréstimo ao Panathinaikos, da Grécia. Mas por lá foram apenas oito partidas e nenhum gol. 

Nesta quarta-feira, o jogador é aguardado para realização de exames médicos e assinatura de contrato de empréstimo até o fim do ano no Náutico. O vínculo com o Tricolor segue até 2018. Mas se aprovar em Recife, poderá ser comprado através de cláusula no contrato. 

Mamutelli? 

Por conta da força física, dos gols e do bom desempenho pela seleção Sub-20 do Brasil no Torneio de Toulon de 2013, Yuri Mamute ganhou um apelido da imprensa italiana: Mamutelli. A comparação ao astro Mario Balotelli, porém, só agrada dentro de campo. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, ele rejeitou o comportamento do mais famoso.