Topo

Quem ficará com a vaga de Fred: joia de R$ 10 mi ou um novo reforço?

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/06/2016 06h00

Após a saída de Fred, o Fluminense ainda não sabe ao certo como irá proceder. A prioridade (por enquanto) não é pela contratação de um atacante para ser substituto do antigo camisa 9. Inicialmente, caberá a Richarlison a missão de marcar os gols do Tricolor.

Isso porque o jovem jogador, contratado junto ao América-MG no fim do ano passado por R$ 10 milhões, passará por uma espécie de vestibular neste período. Caso o técnico Levir Culpi esteja satisfeito com o desempenho do ataque, nenhum reforço chegará. Por outro lado, se Richarlison não agradar, a diretoria vai aproveitar a janela de transferências – até 19 de julho – para aumentar as opções do treinador.

“A prioridade não é contratar um atacante, mas se aparecer uma boa oportunidade no mercado, a questão será avaliada. O fato é que temos bons valores no nosso elenco, não apenas por jovens, como Richarlison e Marcos Júnior. Temos também o Magno Alves que não precisa provar nada a ninguém e está pronto para entrar em campo”, disse o diretor executivo do Fluminense, Jorge Macedo.

No primeiro jogo como titular, diante do Grêmio, no último sábado, em Volta Redonda, Richarlison não teve um bom desempenho. Muito porque o Fluminense parecia ainda jogar em função de Fred, sem perceber as novas características disponíveis em campo – talvez fruto dos mais de sete anos do ex-camisa 9 nas Laranjeiras.

“Faltou um pouco de qualidade na última bola e estamos sofrendo com esse problema, tentando corrigir, passar tranquilidade aos jogadores. As chances estão sendo criadas e falta a gente fazer o gol. Richarlison tem condições de ser o homem gol do Flu, mas não tem nada a ver com o Fred. Fred define mais, tem muita qualidade. Ele é mais velocista, agudo, e não tem medo... Mas tem apenas 19 anos. É muito novo e precisa de sequência. Ele esteve próximo do gol hoje. É um diamante a ser lapidado”, disse Levir Culpi após empate com o Grêmio.

Fluminense e Richarlison terão nova oportunidade para mostrar que a ausência de Fred não poderá virar um pesadelo para o time. A missão não será das mais fáceis, já que medirá forças com o Corinthians, nesta quinta-feira, em Brasília. Jogo para gente grande e que pode ajudar, ou não, o jovem atacante do Tricolor.?