Topo

Corinthians define substituto de Edu Gaspar, descarta Mano e busca sucessor

Alessandro assume posto deixado por Edu Gaspar, que vai à seleção - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Alessandro assume posto deixado por Edu Gaspar, que vai à seleção Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 18h05

O coordenador técnico Alessandro, lateral direito do clube na conquista do Mundial de Clubes, é o novo gerente de futebol do Corinthians. Em entrevista coletiva para comunicar a ida de Tite para a seleção brasileira, o presidente corintiano Roberto de Andrade falou sobre as mudanças, entre elas, a busca de um novo treinador.

Além de descartar a contratação de Mano Menezes, que tem duas passagens pelo Corinthians nos últimos anos e que está desempregado após ser demitido na China, Roberto disse que tem pressa para definir o sucessor de Tite.

"Vamos começar a trabalhar já. Se puder, quero que no domingo tenha um treinador novo. Mas há empecilhos. Como não tem nome, vamos começar a fazer isso a partir de hoje", afirmou Roberto de Andrade, para em seguida descartar Mano.

"Vamos buscar um acerto com um treinador por um período bem grande. O Mano Menezes não vem trabalhar aqui. Não quero. Não é o perfil que eu gosto. Ele tem uma história vitoriosa aqui, mas não está no perfil", complementou o presidente corintiano.

A ideia do Corinthians é encontrar um treinador que se encaixe no sistema de trabalho do clube. Entre os requisitos, estão se adaptar a uma comissão técnica que, em parte, será mantida, e que esteja aberto a ficar abaixo da direção em uma hierarquia interna. Esses são dois trunfos de Tite para ter construído uma história vitoriosa no Parque São Jorge.

Nas últimas horas, o Corinthians discutiu alguns nomes e gostou da possibilidade de contratar Eduardo Baptista, da Ponte Preta. Nessa linha de conhecer o perfil do clube, a comissão técnica e ser jovem, o ex-lateral Sylvinho também agrada bastante. Ele é auxiliar da Inter de Milão-ITA e ocupou o cargo ao lado de Tite e de Mano Menezes no Parque São Jorge. Edu Gaspar, que também acertou com a CBF, referendou essa escolha para a direção corintiana. Oswaldo de Oliveira, do Sport, também é bem visto por Roberto de Andrade, que praticamente descartou Abel Braga nos bastidores.

Citado ao presidente, Fernando Diniz, atualmente no Oeste-SP (que disputa a segunda divisão do Brasileiro), recebeu elogios.

"Não tenho medo, ele é um trabalhador como outro qualquer. Se ninguém der chance para um treinador jovem, ele nunca vai ser um grande treinador", declarou Andrade, que posteriormente declarou estar em busca de "novidades" para o comando técnico da equipe.

Ainda sobre hipóteses, Roberto de Andrade negou que Fábio Carille possa ser mantido e não descartou nomes do exterior. "Acho difícil nesse momento (a efetivação de Carille)", salientou. "Contrataremos pela competência, não pela língua".