Topo

Suspeita de manipulação de resultados suspende jogo da Série B do Carioca

Em áudio, suposto presidente do Americano (foto) analisa adversários para fase final - Jocelino Rocha/Americano FC
Em áudio, suposto presidente do Americano (foto) analisa adversários para fase final Imagem: Jocelino Rocha/Americano FC

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 20h14

A partida entre Americano e Olaria, válida pela Série B do Campeonato Carioca, foi suspensa nesta quarta-feira pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). O jogo, pelas semifinais da Taça Corcovado (segundo turno da competição), aconteceria no próximo sábado (18) e ainda não tem data para ocorrer.

Segundo resolução divulgada pela Ferj e assinada por Marcelo Carlos Nascimento Vianna, diretor do departamento de competições da entidade, o jogo foi suspenso mediante suspeita de manipulação de resultados. A denúncia foi levada à Federação pelo Itaboraí.

A competição será decidida em um triangular envolvendo o campeão da Taça Santos Dumont (primeiro turno), o campeão da Taça Corcovado e o time de melhor pontuação na classificação geral dos dois turnos. O Nova Iguaçu já garantiu a primeira vaga, enquanto a segunda será decidida entre Audax Rio, Campos, Olaria e Americano.

Na classificação geral do torneio, que define a terceira vaga, o Americano lidera (40 pontos), à frente do Itaboraí (39). Nova Iguaçu (30), Olaria (30) e Campos (30) não têm mais chances de assumir a terceira vaga pela pontuação.

Segundo áudio divulgado pelo site FutRio, um interlocutor identificado como o presidente do Americano, Luciano Viana, diz que “seria o mais justo” o clube vencer a classificação geral – desta forma, o triangular final teria Nova Iguaçu (já classificado); Olaria, Campos ou Audax (pela Taça Corcovado); e Americano (pela classificação geral). “Ou a gente leva o Itaboraí, ou a gente leva Olaria ou Audax, que seriam teoricamente mais fracos”, explica o áudio divulgado pelo site.

“Considerando que os fatos narrados no áudio envolvem a sequência das partidas disputadas pelo Americano FC na Competição (…), (a Ferj) resolve determinar a suspensão (…) da partida a ser realizada entre as equipes do Americano FC X Olaria AC, que aconteceria no dia 18/06/2016, pela semifinal da Taça Corcovado do Campeonato Estadual da Série B de Profissionais de 2016”, diz o documento.

“Cumpre destacar que a Procuradoria da FERJ remeteu o expediente protocolizado pelo A.D. Itaboraí ao TJD/RJ a fim de que se apure a existência de infração disciplinar desportiva, bem como à competente Autoridade Policial de modo a que seja verificada a existência de ilícito penal”, completa.