Topo

Veja o que faz o "Neymar do Golfo", ídolo do país sede da Copa de 2022

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 06h00

Classificação e Jogos

A cada dia pipocam “novos Messis” e “futuros CR7s” pelo mundo, frutos muitas vezes da empolgação de mídia e torcida. Mas quando um técnico que esteve em cinco Copas do Mundo à frente de seleções diferentes compara um jovem com Neymar, é preciso ficar atento. E o jovem que recebeu essa classificação de Bora Milutinovic foi Akram Afif, novo reforço do Villarreal no Campeonato Espanhol.

Afif tem 19 anos, nasceu no Qatar e foi apelidado de “Neymar do Golfo”. Atacante de origem, é rápido, mostrou ter habilidade nas jogadas em velocidade e conclui bem em gol. “Com quem se parece? Sempre guardando as devidas proporções, tem o estilo igual ao de Neymar”, resumiu o sérvio Milutinovic.

O veterano treinador é simultaneamente suspeito e credenciado como poucos para avaliar Afif. Milutinovic é embaixador da Copa do Mundo de 2022, cuja sede será no Qatar. Justamente por isso, acompanhou de perto passagens importantes do atacante, desde a base do Al Sadd até suas participações pelas seleções do Qatar.

Afif esteve na base do Sevilla e do Villarreal. Sua profissionalização aconteceu na Bélgica, onde ele ajudou o KAS Eupen a subir à primeira divisão. Agora, foi anunciado como reforço do time principal do Villarreal, tornando-se o primeiro jogador nascido no Qatar a assinar contrato na elite espanhola.

“Apesar de ser tão jovem, posso dizer que, atualmente, é o melhor jogador do Qatar. É um jogador que desequilibra e ainda pode evoluir muito. Sem dúvida, será referência na seleção principal”, avaliou Milutinovic.

Afif é trabalhado para ser o grande nome do Qatar em 2022. Sua formação também passou pela Aspire, a academia altamente tecnológica criada no Qatar para fomentar o esporte de alto rendimento, principalmente o futebol. Tal estrutura ajuda o atacante a encontrar mais portas abertas na Europa, mas ele faz sua parte e agora terá um teste pra valer na elite espanhola, inclusive diante do “Neymar original”.