Alemanha toma sustos, mas não sai do zero contra a Polônia

Do UOL, em São Paulo

Veja os melhores lances de Alemanha x Polônia

A Alemanha foi superior, conforme esperado, mas ficou apenas no empate com a Polônia nesta quinta-feira (16), em confronto da segunda rodada do Grupo C da Eurocopa. Realizada no Stade de France, a partida terminou em um movimentado 0 a 0, com boas chances de gol criadas para ambos os lados, especialmente dos poloneses.

O empate mantém a Alemanha na liderança do grupo com quatro pontos, mesmo número da Polônia, que leva a pior no saldo de gols. Na outra partida da rodada da chave, a Irlanda do Norte bateu a Ucrânia por 2 a 0 e manteve vivas suas chances de classificação ao assumir a terceira colocação, eliminando os ucranianos no processo.

Darren Staples/Reuters
Lewandowski disputa bola com Özil

Contra colegas de Bayern, Lewandowski é discreto

Estrela da equipe mais fraca do confronto, Robert Lewandowski teve diante si cinco atletas que dividiram campo com ele pelo Bayern de Munique. Mesmo conhecendo os adversários, o centroavante foi discreto, ofuscado por seu colega de frente, Milik, que foi mais efetivo - embora tenha perdido duas chances claríssimas no segundo tempo.

Quem foi bem: defesa alemã mostra segurança

Apesar das melhores chances de gol terem sido criadas pela Polônia, a Alemanha teve méritos defensivos. A linha formada por Höwedes, Boateng, Hummels e Hector impediu qualquer chute na direção do gol de Neuer, que teve dia tranquilo debaixo das traves. Os poloneses chegaram a pressionar em certos momentos do segundo tempo, porém travaram nos defensores alemães ou pecaram na pontaria.

Christophe Ena/AP
Mario Götze finaliza no jogo entre Alemanha e Polônia

O jogo da Alemanha: campeões do mundo não são efetivos

Escalados sem um centroavante, com Mario Götze na função de falso 9, os alemães foram superiores contra seus vizinhos do leste com bastante movimentação no ataque, trocas rápidas de passes e pressão alta. Isso resultou em volume de jogo, com sete chutes a gol na etapa inicial, sem que algum deles fosse na direção do gol. O bom desempenho dos primeiros 45 minutos não foi mantido na etapa complementar, pois a Polônia cresceu em campo. No entanto, conforme o adversário se empolgou, os atuais campeões do mundo tiveram uma defesa menos estruturada para superar, chegando com mais perigo em contragolpes. Mesmo assim, não superaram Fabianski.

O desempenho da Polônia: na espreita de erros

Os poloneses jogaram na mesma formação da estreia, com duas linhas de quatro jogadores e os atacantes Milik e Lewandowski posicionados à frente. No entanto, a postura desta fez foi defensiva, aguardando os alemães e partindo para o ataque em investidas velozes pelas laterais, mas não teve sucesso ao finalizar no primeiro tempo. A oportunidade de ouro veio no primeiro ataque depois do intervalo, mas Milik furou uma cabeçada que acertaria o gol. O jogador do Ajax falhou em outra chance clara após os 20 minutos, furando um cruzamento rasteiro na marca do pênalti.

FICHA TÉCNICA

Alemanha 0 x 0 Polônia
Data:
16/6/2016
Local: Stade de France, em Saint-Denis (França)
Hora: 16h00 (de Brasília)

Alemanha: Neuer, Höwedes, Boateng, Hummels e Hector; Kroos, Khedira, Müller, Özil e Draxler (Mario Gomez); Götze (Schürrle). Técnico: Joachim Löw.

Polônia: Fabianski, Piszczek, Glik, Pazdan e Jedzejczyk; Krychowiak, Maczynski (Jodlowiec), Blaszczykowski (Kaputska) e Grosicki (Peszko; Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos