Topo

Polícia francesa prende 36 após brigas. 16 feridos são levados a hospital

Das agências internacionais

16/06/2016 06h49

Pelo menos 36 pessoas foram presas e 16 levadas ao hospital nesta quarta-feira, após a polícia francesa e torcedores da Inglaterra entrarem em confronto na cidade de Lille, disse a polícia regional em um comunicado.

A polícia francesa usou gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersá-los na quarta-feira à noite, véspera do jogo da Inglaterra contra o País de Gales na Euro 2016.

Autoridades tinham inundado as ruas da cidade com policiais e impuseram proibições rigorosas de álcool para tentar evitar uma repetição da violência que marcou a partida Inglaterra x Rússia em Marselha no sábado.

A polícia parecia ter contido os torcedores ingleses, mas pouco depois da meia-noite os "hooligans" começaram a atacar os fãs locais, que celebraram a vitória de 2 x 0 sobre a Albânia.

A Uefa ameaçou expulsar a Rússia do torneio se seus torcedores voltassem a protagonizar confrontos como os do fim de semana.

França divulga balanço de prisões

As forças de segurança francesas realizaram 323 detenções por atos de violência, roubos ou depredação desde o início da Eurocopa-2016 em 10 de junho, anunciou o ministério do Interior da França.

"Entre as pessoas detidas, 196 ficaram retidas para verificação de antecedentes e oito foram condenadas a penas de prisão efetiva. Outras três a penas de prisão com suspensão condicional", afirma o ministério em um comunicado, sem revelar mais detalhes.

Vinte e quatro pessoas, 20 detidas em Marselha e quatro em Lille, foram expulsas do território francês, de acordo com fontes oficiais.