Técnico da Espanha diz não conhecer Tite e alerta Brasil: "futebol evoluiu"

João Henrique Marques

Do UOL, em Nice

  • REUTERS/Inquam Photos/Octav Ganea

    Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, diz que não conhece Tite

    Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, diz que não conhece Tite

O treinador da Espanha, Vicente Del Bosque, é um respeitado crítico do futebol. Campeão Espanhol, da Liga dos Campeões, da Eurocopa e da Copa do Mundo, o currículo é de um dos mais ganhadores da história. Para ele, o Brasil precisa passar por uma reflexão.

Antes do jogo da Espanha contra a Turquia, na sexta-feira, em Nice, no sul da França, Del Bosque foi perguntado pelo UOL Esporte sobre a análise do atual momento da seleção brasileira, assim como a opinião a respeito da escolha de Tite para o cargo de treinador: "Desculpa, sobre o treinador não vou poder te falar. Não o conheço", disse.

"Sobre o Brasil posso te dizer que é um dos pais do futebol, mas esse esporte evoluiu tanto que é necessário saber acompanhar isso. No próprio continente percebemos a aproximação de outras seleções ao patamar do Brasil e hoje praticamente não há diferença. O mesmo está se passando aqui na Europa. É necessário ter esse cuidado", comentou Del Bosque.

"O futebol muda demais. Você tem que estar preparado e seguir isso", complementou.

O treinador espanhol tem admiração da imprensa do país por levar à Fúria ao título da Copa do Mundo, em 2010, e também da Eurocopa em 2012. O moral ficou abalado após a eliminação na Copa do Mundo no Brasil logo na primeira fase – e com derrota de 5 a 1 para a Holanda na estreia.

A Eurocopa na França é vista na Espanha como a chance de Del Bosque recuperar parte do prestígio. O caminho provável do treinador após a competição é a aposentadoria.

A Espanha está no grupo D da Eurocopa e estreou com vitória de 1 a 0 contra a República Tcheca. "Não há favoritismo, tanto no jogo contra a Turquia, quanto na Eurocopa. Acabei de comentar a evolução do futebol. Então é isso: precisamos reconhecer que não há algo muito fora de um patamar", finalizou Del Bosque.    

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos