Topo

Entenda por que o Flamengo ainda não trocou interino por Abel Braga

Abel Braga é o nome tratado pelo Flamengo para substituir Muricy Ramalho - Alexandre Lops/AI Inter
Abel Braga é o nome tratado pelo Flamengo para substituir Muricy Ramalho Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/06/2016 06h00

O Flamengo está oficialmente sem técnico há 22 dias, quando confirmou a saída de Muricy Ramalho. O interino Zé Ricardo assumiu o cargo, mas o departamento de futebol sempre elegeu Abel Braga o substituto ideal. Por que o experiente comandante ainda não foi contratado? Alguns aspectos são fundamentais para entender o caso. E a negociação pode se arrastar ainda mais pelas circunstâncias envolvidas.

São três os pontos principais. Embora esteja desempregado, Abelão tem vínculo com o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, até o meio de julho. Para assumir o Flamengo imediatamente seria necessária uma compensação ao profissional para o pagamento da multa rescisória. Embora os valores já sejam considerados viáveis, os dirigentes lidam com a rejeição da torcida ao comandante, estigmatizado pela derrota na final da Copa do Brasil de 2004 para o Santo André.

Por mais que não goste de assumir trabalhos em andamento, Abel se mostrou receptivo ao contato do Flamengo. Porém, como existe uma divisão na diretoria sobre a contratação, a administração Bandeira de Mello analisa com cautela os próximos passos. A pressa de alguns dirigentes para fechar com um técnico mais experiente - caso do vice de futebol Flávio Godinho - esbarra também no trabalho de Zé Ricardo.

Mesmo novato no profissional, o treinador venceu três jogos e perdeu dois no Campeonato Brasileiro. Os resultados não são ruins e proporcionam tempo aos cartolas para tomar a decisão. No momento, a conversa é apenas com Abel Braga.

Reinaldo Rueda, comandante do Atlético Nacional-COL, e Marcelo Gallardo, do River Plate-ARG, foram nomes bem avaliados internamente no projeto de internacionalizar o comando técnico. No entanto, dois pontos pesaram contra. O fato de pegar o trabalho em andamento e a necessidade de conhecer as particularidades do Campeonato Brasileiro para suportar a pressão da Gávea. Ambos continuam na mesa de negociações do Flamengo, porém, não para agora.

Com a ajuda de Zé Ricardo ao conquistar bons resultados e a passagem do tempo, o Rubro-negro diminui o custo para trazer Abel Braga. Este cenário é levado em conta pela diretoria. Também se estuda o que será feito caso o interino emplaque uma sequência de vitórias. Ainda é possível efetivá-lo? A direção decidiu que não, mas os próximos dias serão definitivos para os futuros de Zé, Abel e do clube mais popular do país.