Topo

Com dois de Morata, Espanha domina Turquia e garante vaga nas oitavas

Veja os gols da vitória da Espanha sobre a Turquia

UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

17/06/2016 17h50

A Espanha é a terceira classificada às oitavas de final da Eurocopa. Nesta sexta-feira (17), os atuais campeões europeus derrotaram a Turquia por 3 a 0 no Allianz Riviera e encaminharam a vaga no Grupo D após duas vitórias nas duas primeiras rodadas. Morata (duas vezes) e Nolito fizeram os gols da noite.

O resultado levou a seleção espanhola aos seis pontos, dois a mais que a Croácia, segunda colocada na chave, que empatou mais cedo com a República Tcheca, que soma um ponto e ocupa a terceira posição. Sem pontos, a Turquia está em posição delicada para seguir na competição.

Nolito comemora segundo gol da Espanha contra Turquia - Eddie Keogh/Reuters - Eddie Keogh/Reuters
Nolito comemora segundo gol da Espanha contra Turquia
Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Nolito mostra personalidade que faltava à Espanha

É inegável a qualidade técnica das últimas gerações do futebol espanhol, mas desde que David Villa deixou a seleção e Fernando Torres regrediu como jogador, faltava ao time alguém com a personalidade para finalizar, chamar o jogo e tentar mexer o placar. Aos 29 anos, Nolito tem cumprido bem esse papel na primeira grande competição internacional disputada por sua seleção. Contra os turcos, o atacante do Celta de Vigo foi o destaque ao fazer um gol e dar assistência ao de Morata.

O jogo da Espanha: domínio esperado

A Espanha impôs seu estilo de jogo de toque e posse de bola, controlando as ações do jogo dando o mínimo de chances para a Turquia atacar. Inicialmente, os comandados de Del Bosque tiveram dificuldades para penetrar a defesa adversária, tendo mais sucesso em jogadas pela esquerda, por onde caíam Jordi Alba e Nolito. Foi em um cruzamento do atacante do Celta de Vigo que Morata abriu o placar aos 33min, desviando de cabeça para longe do alcance de Babacan. O próprio Nolito ampliou dois minutos depois, aproveitando um corte malfeito da defesa turca para mandar para as redes.

Turan lamenta gols sofridos pela Turquia - Eddie Keogh/Reuters - Eddie Keogh/Reuters
Turan lamenta gols sofridos pela Turquia
Imagem: Eddie Keogh/Reuters

O desempenho da Turquia: inofensiva do começo ao fim

Após ser pressionada nos primeiros minutos de jogo, a Turquia trabalhou algumas jogadas no primeiro tempo, rondando a área da Espanha, mas com dificuldades para chutar no gol de De Gea. No entanto, qualquer vestígio de reação foi apagado quando os espanhóis abriram o placar e ampliaram a vantagem rapidamente. O gol sofrido logo no segundo minuto da etapa complementar só piorou a situação para os turcos, que continuaram dominados até o apito final.

Del Bosque acerta ao apostar em finalizadores

O técnico Vicente Del Bosque teve sucesso ao apostar em um ataque com Morata e Nolito, dois jogadores capazes de concluir lances iniciados por Iniesta, Fábregas e David Silva, famosos por seus passes e visão de jogo. Escalados na ponta esquerda e referência do ataque, os jogadores de Celta de Vigo e Juventus não descaracterizaram o estilo espanhol de posse de bola, apesar de serem jogadores mais incisivos, mostrando o acerto do treinador em escolhê-los.

FICHA TÉCNICA

Espanha 3 x 0 Turquia

Data: 17/6/2016
Local: Allianz Riviera, em Nice (França)
Hora: 16h (de Brasília)
Gols:  Morata e Nolito, 33' e 35' do primeiro tempo, Morata, 2' do segundo tempo (Espanha)

Espanha: De Gea, Juanfran, Poqué, Sergio Ramos e Jordi Alba (Azpilicueta); Busquets, Fábregas (Koke) e Iniesta; David Silva (Bruno Soriano), Morata e Nolito. Técnico: Vicente Del Bosque.

Turquia: Babacan, Gonul, Topal, Balta e Erkin; Inan (Malli), Tufan e Ozyakup (Sahan); Çalhanoglu (Sahin), Yilmaz e Arda Turan. Técnico: Fatih Terim.