Topo

Como a Copa do Brasil influencia as ações do Grêmio atrás de reforços

Wallace já jogou Copa do Brasil pelo Flamengo e não pode atuar pelo Grêmio na competição - Marinho Saldanha/UOL
Wallace já jogou Copa do Brasil pelo Flamengo e não pode atuar pelo Grêmio na competição Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/06/2016 06h00

A Copa do Brasil ainda nem começou para o Grêmio, mas já está sendo planejada. E a competição terá influência direta nos próximos alvos do clube. Com dois dos reforços já anunciados impossibilitados de atuar, a competição terá influência em futuros pretendidos.

Negueba já disputou duas partidas pelo Coritiba enquanto que Wallace Reis disputou três partidas pelo Flamengo na competição. São dois dos três reforços para o segundo semestre de competições nacionais.

Sendo assim, nenhum deles poderá atuar pelo Tricolor, que entrará nas oitavas de final por ter disputado a Libertadores desse ano. O caso de Negueba preocupa um pouco menos, já que há muitas alternativas nas posições de lado do meio-campo ofensivo. Everton, Pedro Rocha, Luan, Giuliano, Lincoln e até Bolaños podem atuar por ali.

Mas na zaga há problemas. Pedro Geromel é absoluto, mas restariam Fred, Bressan e Rafael Thyere como opções. Para um torneio difícil em que cada erro pode ser fatal, a direção gremista considera que precisa de mais alternativas.

“Analisamos valencias de jogadores. A bola aérea é importante, mas não é só isso. Estamos atrás de um zagueiro até pelo número que temos no elenco e a Copa do Brasil. Mas temos tempo, a Copa começa só em agosto”, disse o vice de futebol Alberto Guerra.

Além disso, o comando gremista acredita que seja necessário contratar um novo volante. Após a saída de Edinho, Ramiro, Kaio e Jaílson são as alternativas para os dois titulares: Walace e Maicon. E o primeiro ainda pode ser vendido na abertura da janela de transferências internacionais. É alvo de vários clubes da Europa e o Tricolor aceita começar conversas acima por preço próximo a R$ 40 milhões.

Mas as primeiras investidas no mercado do exterior para defensores não avançaram. Carlos Augusto Zambrano e Diego Polenta foram tentados mas os altos valores solicitados vetaram acerto. Uma nova investida pode ser feita no futuro, mas não há certeza sobre isso.

Um lateral esquerdo saiu dos planos. Com o bom desempenho de Marcelo Hermes, Marcelo Oliveira virou opção e Iago completa as alternativas no setor.

Por ter participado da Libertadores, o Grêmio começa sua participação na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final.