Cruzeiro planeja reeditar dupla que atuou junta no Inter em 2004

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Jeremias Wernek/UOL Esporte

    Rafael Sóbis foi revelado pelo Internacional em 2004

    Rafael Sóbis foi revelado pelo Internacional em 2004

A diretoria do Cruzeiro busca uma dupla que fez muito sucesso pelo Internacional na década passada. Rafael Sóbis e Nilmar são os nomes escolhidos pela diretoria para formar o ataque do time comandado por Paulo Bento. As negociações, contudo, são consideradas difíceis.

Ambos têm 31 anos e começaram no mesmo período no estádio Beira-Rio. Nilmar foi o primeiro a aparecer entre os profissionais, ainda em 2003. Um mês mais novo, Sóbis só surgiu no ano seguinte, mas chegou a atuar ao lado do colega de categoria de base. Eles disputaram dez partidas e balançaram as redes adversárias em três oportunidades (conforme lista abaixo).

Alfredo Estrella/AFP

O pouco tempo jogando juntos no Beira-Rio fez com que eles conquistassem somente um título como companheiros no local: o Campeonato Gaúcho 2004 (ainda assim, eles jamais estiveram em campo lado a lado na competição). No ano seguinte, Nilmar foi negociado para o Olympique Lyonnais, da França, e Sóbis deixou o clube em 2006 para defender o Real Bétis, da Espanha.

A negociação com Rafael Sóbis está bem encaminhada, restando somente um acordo com o Tigres, do México, detentor dos direitos econômicos do atacante. O clube mexicano exige US$ 8 milhões (R$ 27,3 milhões) – valor da multa rescisória – para liberar o jogador para o Cruzeiro. O montante é considerado "fora da realidade" da agremiação, que busca outra forma de compensação.

Jorge Machado, empresário do atleta, já comunicou a Alejandro Rodríguez, presidente do Tigres, que o seu cliente pretende retornar a sua terra natal. O mandatário, contudo, faz jogo duro e exige que os clubes brasileiros desembolsem o valor imposto em cláusula. O vínculo do jogador se encerra em julho do próximo ano.

As tratativas com Nilmar são mais incipientes e se tornaram públicas somente nessa sexta-feira (17). A diretoria ainda discute valores com o estafe do centroavante, que tem contrato com o Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, até 30 de junho de 2017.

Uma possível chegada à Toca da Raposa II depende de acordo com ambas as partes – clube árabe e estafe do atleta. As conversas são conduzidas pelo diretor de futebol Thiago Scuro e devem ser restabelecidas no decorrer da próxima semana. O Cruzeiro corre contra o tempo para conseguir a liberação de ambos durante a janela de transferências internacional (entre 20 de junho e 19 de julho).

Os jogos da dupla Rafael Sóbis e Nilmar:
24/3/2004 - Prudentópolis 0 x 2 Inter (Copa do Brasil) - 2 gols de Nilmar
14/4/2004 - Inter 1 x 1 Vitória (Brasileirão)
21/4/2004 - Figueirense 1 x 0 Inter (Brasileirão)
1/5/2004 - Inter 1 x 0 Paysandu (Brasileirão)
29/7/2004 - São Caetano 2 x 0 Inter (Brasileirão)
20/7/2004 - Corinthians 0 x 0 Inter (Brasileirão)
1/8/2004 - Inter 1 x 1 São Paulo (Brasileirão)
5/8/2004 - Cruzeiro 2 x 0 Inter (Brasileirão)
8/8/2004 - Inter 1 x 2 Ponte Preta (Brasileirão)
11/8/2004 - Paraná 1 x 2 Inter (Brasileirão) - Gol de Nilmar

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos