Topo

Flamengo fecha contratação de Donatti na terça e aguarda 'bônus' no mercado

O zagueiro Alejandro Donatti será confirmado em breve como reforço do Flamengo  - REUTERS/Agustin Marcarian
O zagueiro Alejandro Donatti será confirmado em breve como reforço do Flamengo Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/06/2016 06h00

O Flamengo inicia a semana pronto para presentear a torcida com a contratação de Alejandro Donatti. O zagueiro acertou as bases com o Rubro-negro e a negociação será concretizada na terça-feira (21). O defensor é esperado no Rio de Janeiro a partir de quarta-feira (22) para ser apresentado e iniciar os treinamentos com o elenco no CT Ninho do Urubu.

Donatti era alvo da direção carioca desde o início da temporada. O Rosário Central-ARG chegou a recusar uma proposta de R$ 5 milhões do Flamengo para vendê-lo. O Rubro-negro subiu os valores e também contou com a vontade do atleta.

O ponto final de Alejandro Donatti no futebol argentino se deu na última quinta-feira (16), quando a diretoria do Rosario apresentou uma proposta de renovação contratual. A oferta previa a compra de uma fatia dos direitos - o clube detém 50% - e reajuste salarial. O zagueiro e o procurador Martín Gustadisegno não aceitaram os números e firmaram posição em deixar o Central.

A parte financeira e o desafio de construir carreira no Brasil foram determinantes na escolha de Donatti. Aos 29 anos, ele foi um dos pilares do sistema defensivo do Rosario Central e fez quatro gols na Libertadores de 2016.

Com a chegada do argentino, visto como “zagueiro top” pela diretoria, o Flamengo aguarda agora possíveis “bônus” no mercado da bola. Em tese, não há nenhuma posição considerada emergencial pelos cartolas, mas oportunidades serão levadas em consideração.

Outro ponto envolve as reposições. Os casos de Paolo Guerrero e Emerson Sheik são acompanhados de perto pelo departamento de futebol. A abertura da janela de transferências nesta segunda-feira (20) é um risco, já que o peruano está na mira do futebol chinês e o brasileiro convive com o interesse de clubes do Japão, do Qatar e dos Emirados Árabes. Caso um deles deixe o Flamengo, o setor ofensivo será obrigatoriamente reposto.